Quarta-feira, Dezembro 17, 2025
Quarta-feira, Dezembro 17, 2025

Beneditense explora ilhas da Antártida

Data:

Partilhar artigo:

A beneditense Patrícia Azinhaga já está a chegar à Antártida. Objetivo: compreender a história de uma das zonas deste continente – as ilhas Shetland do Sul.

 

A beneditense Patrícia Azinhaga já está a chegar à Antártida. Objetivo: compreender a história de uma das zonas deste continente – as ilhas Shetland do Sul.

A bolseira do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), da Universidade de Coimbra, apaixonada pelas regiões polares e pela divulgação e educação científica, é uma das investigadores do projeto GEOPERM.

Região de Cister - Assine já!

“O grande continente branco (assim como todos os outros) tem vindo a movimentar-se pelo planeta, resultado da existência de placas tectónicas, que colidem, se afastam ou simplesmente deslizam umas em relação às outras. Na verdade, a Antártida já esteve em zonas mais equatoriais com temperaturas de fazer inveja a quem gosta de praia. Um passado de vários milhões de anos. Esta história está registada nas rochas, contudo nem todos conseguem lê-la. Os geólogos são quem a consegue ler”, explica a geóloga, que deverá regressar no próximo mês de março. “Após cerca de 18 horas no ar e de três voos cheguei a Punta Arenas. Será daqui que partiremos para a Península Antártica dentro de dois dias”, escreveu a beneditense no seu blog.

Em novembro do ano passado, a beneditense esteve pela primeira vez no hemisfério sul, em Punta Arenas, no Chile. “A convite do projeto GAIA Antártica da Universidade de Magallanes, essa semana foi dedicada à educação e divulgação da ciência polar, mas também as novas ideias, futuros projectos, natureza e cultura. Para voltar diz a tradição que há que beijar o pé do Indío que se encontra na estátua de Fernão de Magalhães mas nunca pensei que o efeito fosse tão rápido”, conta Patrícia Azinhaga. Dois dias depois recebeu um telefonema com uma proposta “inesperada, impensável, irrecusável”. Voltar a Punta Arenas mas ir até ao continente branco.

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!