Sábado, Janeiro 28, 2023
Sábado, Janeiro 28, 2023

Hospital de Alcobaça acolhe curso de preparação para o parto e parentalidade

Data:

Partilhar artigo:

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira vai acolher o primeiro curso de preparação para o parto e para a parentalidade, no âmbito do projeto “Mamã, ajuda!” do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). A formação vai ter início na próxima quarta-feira, dia 25.

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira vai acolher o primeiro curso de preparação para o parto e para a parentalidade, no âmbito do projeto “Mamã, ajuda!” do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). A formação vai ter início na próxima quarta-feira, dia 25.

A iniciativa, gratuita para os utentes, vai decorrer às quartas-feiras, entre as 15 e as 17 horas, na consulta externa do Hospital de Alcobaça, sendo dinamizada por uma equipa de enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica do bloco de partos do CHL, em parceria com a equipa da Unidade de Cuidados Continuados de Alcobaça.

“O curso tem como objetivo promover a educação para a saúde materno-fetal e do recém-nascido, e capacitar os pais para a aquisição de conhecimentos e competências que os ajudem a preparem-se para o nascimento e parentalidade, permitindo-lhes viver esta nova etapa de forma mais tranquila e confiante”, explica Natália Lopes, enfermeira chefe da Urgência Ginecológica/Obstétrica do CHL, em comunicado enviado à comunicação social.

Região de Cister - Assine Já!

As aulas práticas e teóricas de preparação para o parto e parentalidade realizam-se durante dez semanas. A componente teórica incluirá os temas “Desenvolvimento intrauterino”, “Legislação da parentalidade”, “Mala para a maternidade”, “Plano educacional da gravidez”, “Trabalho de parto”, “Métodos de alívio da dor no trabalho de parto”, “Cuidados imediatos ao recém-nascido” e “Amamentação e Puericultura”. As sessões práticas vão reunir exercícios de mobilidade da bacia, treino de padrões respiratórios, treino de técnicas de relaxamento e autocontrolo do corpo, esquema de erros comuns durante o trabalho de parto, simulação do trabalho de parto e treino do período expulsivo.

As grávidas, e respetivos acompanhantes, podem participar na formação a partir das 28 semanas de gestação. Os interessados podem fazer o download da ficha de inscrição no site do CHL, em www.chleiria.pt, e enviá-la preenchida por e-mail para o endereço mama.ajuda@chleiria.min-saude.pt ou entregá-la pessoalmente no secretariado da Consulta Externa do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia, disponível de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Acidente com trator agrícola provocou um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um ferido grave foi o resultado de um acidente com um trator agrícola, ocorrido na tarde desta quarta-feira,...

Ricardo Esgaio e Stephen Eustáquio disputam conquista da Taça da Liga de futebol

Os futebolistas nazarenos Ricardo Esgaio, com as cores do Sporting, e Stephen Eustáquio, com o símbolo do FC...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!