A Câmara da Nazaré vai oferecer os manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do concelho no próximo ano letivo, a exemplo do que foi já assumido pela Câmara de Alcobaça.
A Câmara da Nazaré vai oferecer os manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do concelho no próximo ano letivo, a exemplo do que foi já assumido pela Câmara de Alcobaça.
O vereador da Educação explicou que a medida visa estimular as famílias a manter os alunos no concelho. “Queremos cativar os nossos jovens e este é mais um passo da nossa política educativa, no sentido de evitar que continuemos a perder alunos”, salientou Manuel Sequeira.
Nesse sentido, têm sido “implementadas várias medidas” em conjunto com o Agrupamento de Escolas da Nazaré e o Conselho Municipal de Educação, nomeadamente a elaboração de logótipos para as escolas do concelho ou a adoção do slogan “Da nossa escola vê-se o mar”. O transporte de crianças do pré-escolar de Famalicão e Valado dos Frades para a Nazaré foi já assumido pela autarquia, como forma de apoiar as famílias, mas existe “preocupação” com a possível saída de cerca de quatro dezenas de alunos das freguesias de Famalicão e Valado dos Frades para as escolas de São Martinho do Porto e Alcobaça, respetivamente, “Temos de tentar inverter esta tendência”, frisou o vereador, lamentando o comportamento de alguns professores, que “têm influenciado” as famílias no sentido da mudança de concelho dos alunos.
A entrega dos manuais escolares funcionará em moldes semelhantes aos anunciados pela Câmara de Alcobaça, ou seja, ficará à disposição de todos os alunos, independentemente da condição financeira do agregado familiar, sendo que no final do ano letivo o material terá de ser reutilizado.