Terça-feira, Junho 18, 2024
Terça-feira, Junho 18, 2024

Mosteiro representado na Carta Europeia das Abadias cistercienses

Data:

Partilhar artigo:

A diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Ana Pagará, vai participar na assembleia geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, que tem lugar esta sexta-feira na cidade francesa de Troyes. 

A diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Ana Pagará, vai participar na assembleia geral da Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses, que tem lugar esta sexta-feira na cidade francesa de Troyes. 

A iniciativa decorre no âmbito das Comemorações dos 900 anos da Fundação da Abadia de Claraval, casa-mãe de Alcobaça, a convite do presidente da Carta, Dominique Mangeot. Ana Pagará vai apresentar a conferência intitulada “Mosteiro de Alcobaça. Para uma nova estratégia cultural e turística”.

Região de Cister - Assine já!

A Carta Europeia das Abadias e Sítios Cistercienses é uma associação que reune cerca de 200 abadias e/ou sítios cistercienses abertos ao público, espalhados por onze países: Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suiça e República Checa. Tem como objetivo a preservação e a valorização do património cisterciense. A Carta beneficia da menção Rota europeia das abadias cistercienses, no âmbito dos itinerários culturais do Conselho da Europa.

O Mosteiro de Alcobaça aderiu à Carta em 2009, em cerimónia realizada no Mosteiro, com a presença da então secretária de Estado da Cultura, Paula Santos. Cecília Gil era, então, a diretora do monumento.
A vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, vai acompanhar Ana Pagará na deslocação a França.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: Dupla da Benedita conquista inédito tetracampeonato nacional

Os técnicos Nuno Dias e Paulo Luís, o primeiro residente na Benedita e o segundo natural da freguesia,...

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!