Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Centro Escolar de Alcobaça recebeu Hospital do Ursinho

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Escolar de Alcobaça transformou-se, esta quinta e sexta-feira, no Hospital do Ursinho. Na sala de espera, meninos e meninas do pré-escolar aguardam pela triagem. Nas mãos transportam os seus melhores amigos bonecos ou peluches. E mesmo animais verdadeiros.

O Centro Escolar de Alcobaça transformou-se, esta quinta e sexta-feira, no Hospital do Ursinho. Na sala de espera, meninos e meninas do pré-escolar aguardam pela triagem. Nas mãos transportam os seus melhores amigos bonecos ou peluches. E mesmo animais verdadeiros. Feito o primeiro diagnóstico, as crianças são levadas para os gabinetes. Por eles, esperam profissionais das áreas da saúde. A iniciativa, que juntou centenas de crianças, está a decorrer no âmbito do Ano da Ciência: Alcobaça 2014/15.

Enquanto passam macas e carrinhos de bebés de um lado para o outro, Margarida Anastácio, do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, testemunha ao REGIÃO DE CISTER que a “experiência está a ser fantástica. As crianças estão a ser muito recetivas”. 

É uma oportunidade para os mais novos desmistificarem o medo que, por vezes, têm dos bombeiros e das vacinas. “Conversando com eles ficam mais descontraídos e deixam a ansiedade de lado”, salienta Margarida Anastácio, acrescentando que no próximo ano letivo o projeto deverá envolver também crianças do 1.º ciclo. 

O Hospital do Ursinho é uma iniciativa emblemática do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra. O objetivo é desmistificar o “terror” despertado pelos hospitais, afastar o medo da bata branca, estetoscópios e seringas reaproximar a criança do médico, permitindo à criança uma maior confiança nos médicos e outros profissionais de saúde, fomentando, assim, uma atitude de maior colaboração nas consultas pediátricas.

Em Alcobaça, o Hospital do Ursinho decorreu com a colaboração de várias instituições. “Somos poucos, mas bons. Para o ano, seremos certamente mais”, avança Margarida Anastácio.

O Ano da Ciência está a envolver, ao longo dos últimos meses, a comunidade local, empresarial e escolar. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!