Quarta-feira, Janeiro 21, 2026
Quarta-feira, Janeiro 21, 2026

Misericórdia do Vimeiro inicia construção do Lar Residencial

Data:

Partilhar artigo:

As obras do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro arrancaram esta semana. O projeto prevê dar resposta a 19 utentes e a obra está orçada em 750 mil euros.

As obras do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro arrancaram esta semana. O projeto prevê dar resposta a 19 utentes e a obra está orçada em 750 mil euros.
“A capacidade da infraestrutura prevista é de 19 camas e um centro de dia“, adianta Miguel Almeida, provedor da instituição, explicando que “o edifício, que estava projetado para ser a sede da Associação de Socorros e que a Misericórdia integrou nos seus serviços em janeiro do ano passado, será adaptado para a instalação do lar“.
Apesar de haver algumas solicitações para esta nova valência, o projeto é mais de uma “promessa” do que uma “necessidade”, reconhece o dirigente da Misericórdia do Vimeiro.
“Há uma promessa desde a fundação da instituição, em 1993, pelo padre Inácio Belo, para a construção de um lar, mas as circunstâncias mudaram e tivemos de criar condições primeiro para ter as crianças na Misericórdia”, conta o responsável. 
“Mas claro que todas as instituições querem ter equipamentos próprios e uma vez que temos valências desde a infância até à terceira idade, o lar completará a oferta da instituição”, considera Miguel Almeida.
O edifício do novo lar residencial da Misericórdia será dividido em dois pisos: o rés do chão funcionará como centro de dia e o primeiro piso como residência.
A obra deverá estar concluída no prazo de um ano, criando nove postos de trabalho. “Temos a vantagem de já ter cozinha e a lavandaria. Não necessitamos de duplicar essas instalações e esses serviços“, refere.
A Misericórdia do Vimeiro conta com as valências de ATL, prolongamento do jardim de infância, creche, apoio domiciliário, centro de convívio e apoia 15 famílias do Banco Alimentar. No total, são 115 crianças, 25 idosos no centro de convívio e 42 no apoio domiciliário.
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Comunidade une-se para ajudar família alcobacense em situação vulnerável

A comunidade alcobacense, e um pouco por toda a região, tem unido esforços para apoiar uma família que...

Presidenciais 2026: André Ventura ganha em Porto de Mós

O concelho de Porto de Mós deu a vitória nas eleições presidenciais a André Ventura, candidato que contou...

Presidenciais 2026: António José Seguro triunfa em Alcobaça

António José Seguro foi o vencedor da primeira volta das eleições presidenciais no concelho de Alcobaça. No ato...

Presidenciais 2026: Nazaré deu vitória a António José Seguro

A candidatura apresentada por António José Seguro reuniu a preferência de 33,74% dos votantes do concelho da Nazaré,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!