Sexta-feira, Maio 23, 2025
Sexta-feira, Maio 23, 2025

Misericórdia do Vimeiro inicia construção do Lar Residencial

Data:

Partilhar artigo:

As obras do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro arrancaram esta semana. O projeto prevê dar resposta a 19 utentes e a obra está orçada em 750 mil euros.

As obras do Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro arrancaram esta semana. O projeto prevê dar resposta a 19 utentes e a obra está orçada em 750 mil euros.
“A capacidade da infraestrutura prevista é de 19 camas e um centro de dia“, adianta Miguel Almeida, provedor da instituição, explicando que “o edifício, que estava projetado para ser a sede da Associação de Socorros e que a Misericórdia integrou nos seus serviços em janeiro do ano passado, será adaptado para a instalação do lar“.
Apesar de haver algumas solicitações para esta nova valência, o projeto é mais de uma “promessa” do que uma “necessidade”, reconhece o dirigente da Misericórdia do Vimeiro.
“Há uma promessa desde a fundação da instituição, em 1993, pelo padre Inácio Belo, para a construção de um lar, mas as circunstâncias mudaram e tivemos de criar condições primeiro para ter as crianças na Misericórdia”, conta o responsável. 
“Mas claro que todas as instituições querem ter equipamentos próprios e uma vez que temos valências desde a infância até à terceira idade, o lar completará a oferta da instituição”, considera Miguel Almeida.
O edifício do novo lar residencial da Misericórdia será dividido em dois pisos: o rés do chão funcionará como centro de dia e o primeiro piso como residência.
A obra deverá estar concluída no prazo de um ano, criando nove postos de trabalho. “Temos a vantagem de já ter cozinha e a lavandaria. Não necessitamos de duplicar essas instalações e esses serviços“, refere.
A Misericórdia do Vimeiro conta com as valências de ATL, prolongamento do jardim de infância, creche, apoio domiciliário, centro de convívio e apoia 15 famílias do Banco Alimentar. No total, são 115 crianças, 25 idosos no centro de convívio e 42 no apoio domiciliário.
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dia da família junta mais de 120 utentes e familiares na Misericórdia de Aljubarrota

A Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota viveu, no passado dia 16 de maio, um dia de celebração...

Instrutor de artes marciais condenado a três anos de pela suspensa por abuso sexual

O Tribunal de Leiria condenou, no passado dia 15 de maio, um instrutor de artes marciais a três...

Inatividade de Ascensor de São Martinho do Porto prejudica moradores e turismo

Manuel Barata reside na zona histórica de São Martinho do Porto, tem 64 anos e é reformado por...

9.ª edição do Baile de Chita promete glamour e tradição na Cela

A 9.ª edição do Baile de Chita vai realizar-se este sábado, a partir das 21 horas, no Largo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!