Sexta-feira, Junho 13, 2025
Sexta-feira, Junho 13, 2025

Aljubarrota Medieval atraiu 80 mil pessoas

Data:

Partilhar artigo:

A famosa padeira de Aljubarrota foi rainha, durante quatro dias, na celebração de mais uma edição de ‘Aljubarrota medieval’. Pelas ruas da vila, passaram mais de 80 mil pessoas e a recriação da Batalha, na tarde deste sábado, foi aplaudida por 40 mil, mais dez mil que no passado ano. 

A famosa padeira de Aljubarrota foi rainha, durante quatro dias, na celebração de mais uma edição de ‘Aljubarrota medieval’. Pelas ruas da vila, passaram mais de 80 mil pessoas e a recriação da Batalha, na tarde deste sábado, foi aplaudida por 40 mil, mais dez mil que no passado ano. 

Pela primeira vez, durante a encenação, na qual também participou a vereadora da Cultura, Inês Silva, foram recriados os momentos que antecederam a batalha. A Associação Companhia Livre é a responsável por este momento.

Região de Cister - Assine já!

As estreitas ruas, que caraterizam a vila, voltaram a vestir-se a rigor para recordar os tempos medievais. Os visitantes reviveram aquela época, saboreando desde o afamado pão da padeira, aos queijos, enchidos, mel, compotas. As tasquinhas medievais foram animadas por sete associações da freguesia. Além dos petiscos, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tabernas, muita música e malabarismo complementaram a oferta. Assistiram ainda a torneios, visitaram exposições de armaria e participaram em mesas pedagógicas.

Durante quatro dias, reviveram-se os tempos medievais e celebrou-se a Batalha de Aljubarrota, momento decisivo na história da Nação, cuja vitória portuguesa resolveu a disputa que dividia o Reino de Portugal e o Reino de Castela e Leão.

A Padeira de Aljubarrota, figura lendária associada à carismática vila do concelho de Alcobaça e símbolo da luta pela independência portuguesa contra o domínio castelhano, teve em destaque num dos maiores eventos da região, que todos os anos atrai milhares de visitantes. Segundo o presidente da Junta, José Lourenço, a noite dedicada à Padeira (dia 13) “superou todas as expetativas, pela presença de mais de dez mil pessoas”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Chega candidata Lúcia Loureiro à Câmara da Nazaré

A caldense Lúcia Loureiro anunciou que é cabeça de lista pelo Chega à Câmara da Nazaré. A candidata apresenta-se...

Salão do Mar-Alto ganha novo piso após anos de desgaste

Motivo de preocupação há década e meia, o chão do emblemático salão de dança do Mar-Alto está a...

Silêncio, que os alunos da nova escola de Turquel vão cantar o fado!

De 15 em 15 dias, os alunos da nova escola de fado da Sociedade Filarmónica Turquelense reúnem-se nas...

Escolas de Alcobaça e Nazaré têm novos diretores

O Agrupamento de Escolas da Nazaré e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!