Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Subestação de Alcobaça da EDP inaugurada

Data:

Partilhar artigo:

Foi inaugurada, esta terça-feira, a subestação de Alcobaça da EDP, um investimento de 3,6 milhões de euros que visa reforçar a qualidade de serviço no concelho, nomeadamente nas localidades de Maiorga, Cela, Fervença, Turquel e S. Jorge.

Foi inaugurada, esta terça-feira, a subestação de Alcobaça da EDP, um investimento de 3,6 milhões de euros que visa reforçar a qualidade de serviço no concelho, nomeadamente nas localidades de Maiorga, Cela, Fervença, Turquel e S. Jorge.

João Torres, presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, assegurou que o serviço “vai melhorar substancialmente”, sobretudo na cidade, realçando o facto de a subestação ser “uma obra de engenharia de grande qualidade”, por ter reduzido impacto visual, e por utilizar “equipamento de ponta”. 

Região de Cister - Assine Já!

O presidente da Câmara de Alcobaça considerou que a subestação vem “ajudar a resolver um problema histórico” numa cidade muito afetada por falhas de serviço de energia, o que cria constrangimentos à população e às empresas. Paulo Inácio anunciou, ainda, a vontade de ter a EDP Distribuição como parceiro no projeto da CIM Oeste para que “grande parte da iluminação pública” nos 12 municípios do Oeste seja feita através de LED.

A nova subestação de Alcobaça da EDP, cuja obra teve início em agosto de 2014, tem uma capacidade instalada instalada de 31,5 MVA. Foram também construídos cerca de 7 km de rede de alta tensão e 1 km de rede de média tensão, permitindo a interligação à rede já existente.  

A obra causou algum sobressalto junto da população em Pataeira. O morador Amadeu Leal esteve presente na inauguração e agradeceu “os esclarecimentos” dados pelos técnicos da EDP Distribuição, reconhecendo que as preocupações que sentem “diminuíram um pouco”.

Segundo a EDP Distribuição, a infraestrutura “incorpora soluções tecnológicas de última geração e está equipada com o mais moderno sistema de proteção, comando e controlo”. A entrada em serviço “tem um significativo impacto no reforço da qualidade de serviço técnico da zona, garantindo uma maior disponibilidade de potência para satisfazer novos pontos de consumo e uma maior robustez à rede elétrica de distribuição”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!