Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Apoios a crianças com necessidades especiais em risco

Data:

Partilhar artigo:

A Cercina é uma das dezenas de organizações afetadas com a decisão do Ministério da Educação e Ciência (MEC) de reduzir o financiamento dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). O apoio a milhares de crianças com necessidades educativas especiais está, assim, em risco. 

A Cercina é uma das dezenas de organizações afetadas com a decisão do Ministério da Educação e Ciência (MEC) de reduzir o financiamento dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). O apoio a milhares de crianças com necessidades educativas especiais está, assim, em risco. Estava prevista para esta quarta-feira uma reunião da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), na qual seriam discutidas medidas de protesto.

Numa carta enviada aos pais, encarregados de educação e professores, a Fenacerci contesta o facto de o MEC ter ignorado um estudo que contempla o “conjunto de critérios a observar, para que a qualidade dos apoios pudesse ser garantida a todos os alunos”. “O Ministério da Educação fez tábua rasa de todas essas recomendações e optou por não aplicar quaisquer critérios compreensíveis, a não ser uma aparente tentativa de “distribuir o mal pelas aldeias”. Por via disso há certamente milhares de apoios que, apesar de propostos nos Planos de Ação elaborados pelos Agrupamentos de Escolas, não foram considerados”, lamenta a Fenacerci.

Região de Cister - Assine já!

O MEC optou por apoios terapêuticos de meia-hora por semana, que “objetivamente não servem para nada a não ser para fazer de conta que o apoio existe”, mantendo-se, por outro lado, “situações em que um técnico apoia cerca de 80 crianças de escolas diferentes e continua a não considerar-se a totalidade dos custos de intervenção, designadamente os custos com transportes, o que coloca em causa a própria sustentabilidade das organizações promotoras”.

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Cercina sublinha “as implicações negativas que os acompanhamentos de 30 minutos por semana têm nos resultados da estratégia terapêutica” e o insucesso da estratégia terapêutica resultante da não continuidade dos apoios, quer pelo ciclo escolar, quer pelo período letivo e interrupção letiva, pois o aluno fica sem apoio especializado nos meses de julho, agosto e setembro.

Joaquim Pequicho perfilha uma “aposta numa complementaridade de apoios para os alunos com deficiência mais profunda e com mais dependência”. “Penso que os CRI’s, das Cerci’s, têm todas as condições para receber os alunos e apostar na melhoria da sua qualidade de vida”, conclui o dirigente. 

A Cercina apoia cinco agrupamentos de escolas: Nazaré, Caldas (2), Bombarral e Cadaval, num total de 270 crianças com necessidades educativas especiais. A entidade tem uma equipa multidisciplinar para o efeito. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Diretora do AE Cister foi moderadora da tertúlia “As Mulheres e o 25 de Abril”

Manuela Lourenço, diretora do Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister) moderou, na noite do passado sábado, a...

Concurso Concelhio de Leitura distingue alunos na Biblioteca Municipal de Alcobaça

O auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça será palco, esta tarde, da entrega de prémios relativos ao Concurso...

Escolas da região premiadas no concurso “Clubes Europeus”

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Externato Cooperativo da Benedita, Instituto Educativo do Juncal e Agrupamento de...

João Cerejo eleito presidente de mesa do Conselho Distrital da JSD

Depois de ter assumido a liderança da JSD Distrital Leiria, João Cerejo foi eleito presidente de mesa do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!