Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

“Praia do Norte é o Santo Graal dos surfistas de ondas grandes”

Data:

Partilhar artigo:

O surfista norte-americano que ajudou a colocar a Nazaré no mapa internacional já se sente um pouco nazareno, tal o carinho que recebe das gentes da vila. Garrett McNamara agradece a possibilidade de surfar na Praia do Norte, que considera o Santo Graal dos surfistas de ondas grandes, e só tem elogios a fazer aos portugueses. 

REGIÃO DE CISTER (RC) > Recorda-se quando recebeu o e-mail de Dino Casimiro, em 2011, a convidá-lo para vir surfar as ondas da Praia do Norte? Como entendeu esse convite? 
GARRETT MCNAMARA (GM) > A verdade é que faço questão de responder sempre aos e-mails dos fãs e, por isso, não iria deixar de responder. Mas quando li aquele e-mail não tinha bem a certeza do que pensar. Portugal não era, à primeira vista, um destino para um surfista norte-americano e para, além disso, tinha decidido experimentar surfar na Europa, mas França era a minha primeira opção, não me passava pela cabeça surfar em Portugal. Apesar de tudo, decidi aceitar o convite e viajar pela primeira vez para Portugal. Quando cheguei à Nazaré fiquei surpreendido e maravilhado, pois pensava que iria encontrar uma pequena cidade de pescadores com umas 100 pessoas e percebi que, afinal, era uma cidade grande piscatória.

RC > E o que sentiu quando chegou à Praia do Norte?
GM > Viemos à Nazaré em novembro e fomos levados diretamente para o Forte de São Miguel. Quando lá cheguei, nem queria acreditar no que estava a ver. Percebi, imediatamente, que aquelas eram as maiores ondas do mundo. Eram ondas gigantescas, que impressionavam qualquer pessoa que para elas olhasse. Senti-me na obrigação de contar ao mundo que existia a Nazaré e estas ondas impressionantes. Não tinha a certeza que o projeto ia ter a dimensão mediática que alcançou, mas a nossa estratégia, desde o início, foi trazer cá as grandes televisões internacionais e isso abriu a porta para o que se seguiu.

Região de Cister - Assine Já!

RC > Ainda se lembra da primeira onde que pegou na Praia do Norte?
GM > Recordo-me que a primeira sessão foi espetacular, com o número de ondas suficientes para que tudo corresse bem. Nem ondas a mais, nem a menos. Senti, naquele momento, que tinha encontrado algo especial e comecei imediatamente a montar a equipa para avançar com o projeto, a que decidimos chamar North Canyon.

RC > E ali quebrou um recorde do Guiness…
GM > Quando surfei a primeira vez na Praia do Norte senti que tinha encontrado o Santo Graal dos surfistas de ondas grandes a nível mundial. Sempre tive a sorte de surfar em lugares belíssimos, mas nada se compara à Nazaré. Adoro o Hawai, mas a Nazaré é muito melhor. Portugal é um País fantástico, maravilhoso. A comida, as pessoas, o mar, o sol, tudo me deixa encantado neste belo território. E, ainda por cima, aqui não há tubarões…

RC > Já se sente um nazareno?
GM > Sinto-me abençoado por ter sido tão bem recebido pelos nazarenos. São pessoas que nos dão muito carinho e força. Gostámos tanto desta terra que decidimos casar no Farol. Por isso, sim, creio que posso dizer que já me sinto um pouco nazareno.

RC > Conhece a alcunha com que os nazarenos o brindam: Má Cara?
GM > (risos) Já ouvi dizer que me chamam isso, mas sei que é na brincadeira. Havia um senhor da Nazaré que tinha essa alcunha, ainda não sei bem porquê, e que, devido à parecença com o meu nome em inglês, também me chamam isso, mas levo na desportiva. (risos)

RC > Sempre que vem à Nazaré come no restaurante “A Celeste”. Porquê?
GM > O que acontece é que “A Celeste” foi o único restaurante da Nazaré que acreditou no nosso projeto e fez um preço mais acessível ao município no início de tudo. Além disso, sentimo-nos em casa. Vimos cá todos os dias porque nos sentimos em família, mas também porque a comida é muito boaaaa. Claro que ficámos com uma relação pessoal muito boa, ela é quase a Tia Celeste para o nosso filho, Barrel.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!