Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Baleia dá à costa na praia de Vale Furado

Data:

Partilhar artigo:

Uma baleia deu à costa na praia de Vale Furado, em Pataias, esta segunda-feira, já sem vida. O mamífero tem cerca de 18 metros de comprimento e pesa 15 toneladas, segundo o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho.

Os serviços municipais da Câmara de Alcobaça vão contar com a ajuda do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM). A “necropsia” (autópsia) revelou tratar-se de uma baleia que “não existe em profundidades inferiores a mil metros” e cujo surgimento os biólogos admitem poder estar relacionado com a proximidade ao “canhão da Nazaré”.

“Como é uma praia sem acesso a viaturas”, conforme explicou Paulo Agostinho, os trabalhos de remoção deverão iniciar-se esta terça-feira. 

Esta é a segunda baleia a arrojar nas praias do concelho de Alcobaça este ano, depois de, no dia 26 de janeiro, outro animal, com cerca de quatro metros, ter dado à costa na Praia de Paredes de Vitória (http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/baleia-morta-da-costa-em-paredes-de-vitoria). 

 

Foto: João Coelho (via Facebook)

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!