Quinta-feira, Setembro 18, 2025
Quinta-feira, Setembro 18, 2025

As casas de Thierry Ferreira

Data:

Partilhar artigo:

As peças de Thierry Ferreira são construídas como se de uma casa se tratassem. Neste momento, o escultor está a reconstruir uma casa antiga de familiares. Há um período de reflexão e de avaliação técnicas e depois a obra surge, parede a parede. Todo o trabalho do escultor alcobacense parece andar à volta do tema da habitação. 

As peças de Thierry Ferreira são construídas como se de uma casa se tratassem. Neste momento, o escultor está a reconstruir uma casa antiga de familiares. Há um período de reflexão e de avaliação técnicas e depois a obra surge, parede a parede. Todo o trabalho do escultor alcobacense parece andar à volta do tema da habitação. 

A casa, conta Thierry Ferreira, pode ser uma “metáfora para o corpo humano” no sentido em que protege e isola o ser humano do exterior. Além disso, as casas são como “carapaças onde se acumulam memórias e vivências”. “Habitar o mundo” é, portanto, um dos seus lemas de vida pessoal e artística.

Região de Cister - Assine Já!

É talvez por isso, que a série mais conhecida do artista seja a Cubic, uma estrutura metálica pentagonal que se assemelha a uma casa. “Uma casa em que as pessoas podem andar lá dentro e atravessar a peça”, descreve o escultor. No passado mês de outubro, várias estruturas, com mais de cinco metros de altura e seis de comprimento, dessa série estiveram expostas em Teerão, capital do Irão.

O espólio de Thierry Ferreira, já exposto um pouco por todo o Mundo, não “nasceu” de um acaso espontâneo de inspiração. “A escultura não é uma vocação que tenha desde muito novo”, revela o artista. Em vez disso, o alcobacense afirma que sempre teve apetência para os trabalhos manuais e para a criação. Criação de coisas ou objetos. 

Só mais tarde, já adulto, é que tomou consciência do aspeto estético do seu trabalho. Desde então, Thierry Ferreira tem olhado para a sua arte de outra perspetiva, estudando a forma como a escultura se relaciona com o público e com o espaço que a rodeia.

De facto, o escultor alcobacense tem aprofundado o conhecimento na arte que pratica. Em 2006, Thierry Ferreira ingressou na licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design, em Caldas da Rainha. Atualmente, o artista frequenta o mestrado em Artes Plásticas no mesmo estabelecimento de ensino e, ainda este ano, deve defender a sua tese.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Seis jogadoras do Sótão ajudam Seleção Nacional feminina a conquistar título europeu

A Seleção Nacional feminina sagrou-se este domingo, pela primeira vez na história, campeã europeia, num título conquistado com...

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!