Domingo, Fevereiro 1, 2026
Domingo, Fevereiro 1, 2026

As casas de Thierry Ferreira

Data:

Partilhar artigo:

As peças de Thierry Ferreira são construídas como se de uma casa se tratassem. Neste momento, o escultor está a reconstruir uma casa antiga de familiares. Há um período de reflexão e de avaliação técnicas e depois a obra surge, parede a parede. Todo o trabalho do escultor alcobacense parece andar à volta do tema da habitação. 

As peças de Thierry Ferreira são construídas como se de uma casa se tratassem. Neste momento, o escultor está a reconstruir uma casa antiga de familiares. Há um período de reflexão e de avaliação técnicas e depois a obra surge, parede a parede. Todo o trabalho do escultor alcobacense parece andar à volta do tema da habitação. 

A casa, conta Thierry Ferreira, pode ser uma “metáfora para o corpo humano” no sentido em que protege e isola o ser humano do exterior. Além disso, as casas são como “carapaças onde se acumulam memórias e vivências”. “Habitar o mundo” é, portanto, um dos seus lemas de vida pessoal e artística.

Região de Cister - Assine já!

É talvez por isso, que a série mais conhecida do artista seja a Cubic, uma estrutura metálica pentagonal que se assemelha a uma casa. “Uma casa em que as pessoas podem andar lá dentro e atravessar a peça”, descreve o escultor. No passado mês de outubro, várias estruturas, com mais de cinco metros de altura e seis de comprimento, dessa série estiveram expostas em Teerão, capital do Irão.

O espólio de Thierry Ferreira, já exposto um pouco por todo o Mundo, não “nasceu” de um acaso espontâneo de inspiração. “A escultura não é uma vocação que tenha desde muito novo”, revela o artista. Em vez disso, o alcobacense afirma que sempre teve apetência para os trabalhos manuais e para a criação. Criação de coisas ou objetos. 

Só mais tarde, já adulto, é que tomou consciência do aspeto estético do seu trabalho. Desde então, Thierry Ferreira tem olhado para a sua arte de outra perspetiva, estudando a forma como a escultura se relaciona com o público e com o espaço que a rodeia.

De facto, o escultor alcobacense tem aprofundado o conhecimento na arte que pratica. Em 2006, Thierry Ferreira ingressou na licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design, em Caldas da Rainha. Atualmente, o artista frequenta o mestrado em Artes Plásticas no mesmo estabelecimento de ensino e, ainda este ano, deve defender a sua tese.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem faleceu no Bárrio enquanto reparava telhado na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin

Um homem, de 66 anos, faleceu, este sábado, enquanto arranjava o telhado de casa na freguesia do Bárrio,...

Jogo de hóquei em patins entre HC Turquel e Benfica com cariz solidário

A receção do HC Turquel ao Benfica, agendado para este sábado (21:30 horas) e referente à 1.ª Divisão...

71% do concelho de Porto de Mós ainda sem eletricidade

71% do concelho de Porto de Mós continua sem acesso à eletricidade, avançou o Município numa nota emitida...

Junta da Maiorga alerta para proibição de acesso ao cemitério sob pena de consequências trágicas

A Junta da Maiorga alertou, na manhã deste sábado, para a proibição de acesso ao cemitério local sob...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!