Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Portugal 2020 atribui 10,7 milhões à região

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Leader Oeste e a Associação para o Desenvolvimento de Peniche vão receber, em conjunto, 10,7 milhões de euros dos 103,5 milhões destinados aos 29 Grupos de Ação Local da Região Centro, no âmbito do programa Portugal 2020.

A Associação Leader Oeste e a Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) vão receber, em conjunto, 10,7 milhões de euros dos 103,5 milhões destinados aos 29 Grupos de Ação Local da Região Centro, no âmbito do programa Portugal 2020.

As verbas servirão para concretizar as respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). 

Região de Cister - Assine Já!

O Leader Oeste viu ser atribuída uma verba de 3,7 milhões de euros para um projeto de desenvolvimento rural no alto Oeste e 3,9 milhões de euros para outro projeto no baixo Oeste, enquanto a ADEPE vai receber 3,1 milhões de euros para desenvolver o DLBC Costeiro.

Os fundos destinados aos Grupos de Ação Local rurais vão apoiar pequenos investimentos nas explorações agrícolas e na transformação e comercialização das suas produções, na diversificação de atividades na exploração, na criação de cadeias curtas e mercados locais, na promoção de produtos de qualidade locais e na renovação de aldeias em territórios rurais.

Quanto aos Grupos de Ação Local costeiros, o objetivo passa por reforçar a competitividade da pesca, o desenvolvimento do turismo em espaço aquático, a promoção de produtos locais de qualidade, a criação de circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais e a preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais, recursos naturais e paisagísticos.

Os fundos disponibilizados pelo Centro 2020 irão apoiar a criação do próprio emprego ou empresa por desempregados ou inativos e o investimento para a expansão de pequenas e microempresas existentes de base local.

Estes fundos poderão também ser utilizados para a criação de novas empresas e pequenos negócios, designadamente na área da valorização e exploração de recursos endógenos, do artesanato e da economia verde, que sejam geradores de novos empregos, além da conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural.

AD Footer

Artigos Relacionados

Sabores e tradições da Páscoa à mesa em dez restaurantes

Os melhores sabores da Páscoa servem-se à mesa dos dez restaurantes do concelho de Porto de Mós que...

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!