Sexta-feira, Novembro 7, 2025
Sexta-feira, Novembro 7, 2025

Epadrc estreia nova biblioteca

Data:

Partilhar artigo:

É oficial: a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) já tem biblioteca.

É oficial: a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) já tem biblioteca. Desde o final do mês passado que os alunos contam com um espaço reservado à leitura, estudo e pesquisa, albergando também, entre outros, as dezenas de livros centenários e documentos históricos, que estavam dispersos em espaços polivalentes da escola profissional.

Paula Malojo, professora de Português, é a responsável pela biblioteca, que em conjunto com uma funcionária, tem como responsabilidades a gestão do espaço, a classificação dos livros segundo as regras universais, a catalogação dos mesmos na plataforma online, bem como a promoção de eventos no novo espaço.

Região de Cister - Assine já!

Até à data as exigências do Ministério da Educação, para efeitos de apresentação da candidatura à integração na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), não eram compatíveis com os recursos disponíveis. Situação que foi alterada no presente ano letivo, com a redução da área exigida à biblioteca, permitindo à Direção da escola a apresentação da candidatura e a abertura, esta semana, da sala 2 do edifício principal como biblioteca oficial da Epadrc.

Sem espaço próprio, a biblioteca integrava já, informalmente, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, mas a integração na RBE possibilita financiamento e enriquecimento do fundo documental. 
“Atualmente trabalha-se na sensibilização dos alunos: não só para saberem as normas de funcionamento, mas também as vantagens de frequentar a biblioteca”, explica a professora. 
O acesso a todas as bibliotecas do concelho e à Biblioteca da Universidade de Coimbra é apenas uma das muitas mais-valias da integração na RBE. 

A funcionar há duas semanas, a biblioteca da Epadrc já registou o empréstimo de mais de dez livros e uma sessão de apresentação de um livro. Consta ainda do plano de atividades uma exposição sobre Fernando Pessoa e um concurso de escrita, a propósito do Dia de São Valentim, comemorado a 14 de fevereiro. Está ainda na gaveta de ideias a criação de um núcleo dedicado a Vieira Natividade, com todas as publicações do alcobacense focadas na agricultura. Por enquanto, missão cumprida! 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!