Segunda-feira, Janeiro 26, 2026
Segunda-feira, Janeiro 26, 2026

Municípios com museus do Vinho reúnem em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O Museu do Vinho de Alcobaça recebeu, esta terça feira, cerca de 20 membros da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMVP), com o objetivo de consolidar a Rede Portuguesa dos Museus do Vinho (RPMV).

O Museu do Vinho de Alcobaça recebeu, esta terça feira, cerca de 20 membros da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMVP), com o objetivo de consolidar a Rede Portuguesa dos Museus do Vinho (RPMV).

Da reunião resultou a constituição de um grupo de trabalho para realização de etapas importantes na consolidação da rede, tendo também sido debatido o panorama geral dos Museus do Vinho em Portugal, a criação de projetos em rede, nomeadamente, a elaboração de rotas enoturísticas complementadas com a criação de uma página de internet que centralize toda a informação relativa à RMPV. A eventual constituição de uma Associação Ibérica dos Museus do Vinho e a organização do II Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, a realizar-se no Museu do Douro (Peso da Régua), no final deste ano, foram também alguns dos assuntos discutidos.

Região de Cister - Assine já!

O Museu do Vinho de Alcobaça irá assumir a coordenação da RMPV cujo grupo de trabalho executivo será constituído também pela própria AMVP, Museu do Douro, Museu do Vinho da Bairrada, Museu do Vinho de Bucelas, Museu do Vinho Verde Alvarinho de Monção, Museu do Vinho de Alenquer, Quinta/Museu do Sanguinal e Centro Interpretativo do Vinho Verde de Ponte Lima.

O presidente da Câmara de Alcobaça saudou o papel central do Museu do Vinho de Alcobaça na consolidação da RPMV. “O nosso Museu, assim como todas as outras estruturas homólogas aqui representadas, beneficiarão certamente deste trabalho em rede na perspetiva de ganharmos escala e sinergia turística e não só”, elogiou Paulo Inácio.

A próxima reunião da Rede Portuguesa dos Museus do Vinho decorrerá a 11 de abril em Bucelas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!