Sábado, Abril 12, 2025
Sábado, Abril 12, 2025

Aníbal Costa precisa de cadeira de rodas para jogar basquetebol

Data:

Partilhar artigo:

Aníbal Costa é natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

É natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Aos 7 anos, Aníbal Costa sofreu um problema sanguíneo, que levou à amputação das duas pernas. Desde essa época que a mobilidade do burinhosense é assegurada por duas próteses a partir dos joelhos. Contudo, Aníbal Costa encontrou motivações diversas no decorrer da vida. E paixões. A mais premente é o basquetebol, desporto que pratica há 23 anos com as cores da equipa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), núcleo de Leiria, e da Seleção Nacional. Foi aliás ao serviço destas equipas que se sagrou campeão e vice-campeão da Europa e campeão nacional.

Região de Cister - Assine Já!

Contudo, a cadeira de rodas que utiliza nos jogos já “dá sinais de desgaste e encontra-se ultrapassada”. Lamentando o facto de o núcleo de Leiria da APD ser “a equipa com material mais inadequado dos campeonatos nacional e europeu”, Aníbal Costa apela aos empresários e à comunidade para que se mobilizem para ajudar a comprar uma nova cadeira de rodas, cujo preço ronda os 4 mil euros.

A trabalhar na Moldegama, empresa de moldes nos Calços, na Martingança, há poucos meses, o burinhosense não tem ainda estabilidade financeira que lhe permita adquirir a “tão necessária cadeira de rodas para os jogos”. “Estou a gostar muito de trabalhar na Moldegama. No entanto, são poucas as empresas que dão oportunidades de trabalho a pessoas com limitações físicas”, refere.

Sendo assim, “só resta apelar aos que, voluntariamente, possam organizar eventos em prol da causa”. “Todos serão bem-vindos”, assegura.

No passado mês de dezembro, decorreu uma gala em Leiria para angariar fundos para a aquisição de novas cadeiras de rodas para as equipas de andebol e basquetebol do núcleo leiriense da APD. Mas apenas seis cadeiras serão compradas.

Aníbal Costa continuará a alimentar o sonho de ter a sua nova cadeira de rodas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Pasteleiro: Mestre Saraiva, um dos últimos pasteleiros à antiga

Pode não parecer, mas o ofício de pasteleiro já não é o que era. Que o diga António...

Centenário de José Damásio Campos motivou festa na Misericórdia de Alcobaça

José Damásio Campos chegou, no passado 8 de abril, ao século de vida. Fê-lo lúcido, com forças rejuvenescidas...

Gasolineiro: José Querido ‘abastece’ Alcobaça há cerca de uma década

A caminho da reforma, José Querido não esquece o contacto com as pessoas que estabelece há mais de...

Pintor: Joaquim Pescada “pinta” a região desde os 12 anos

Há profissões que “nasceram” fruto da evolução dos tempos. Outras há que se foram extinguindo ao longo das...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!