Sábado, Novembro 23, 2024
Sábado, Novembro 23, 2024

Aníbal Costa precisa de cadeira de rodas para jogar basquetebol

Data:

Partilhar artigo:

Aníbal Costa é natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

É natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Aos 7 anos, Aníbal Costa sofreu um problema sanguíneo, que levou à amputação das duas pernas. Desde essa época que a mobilidade do burinhosense é assegurada por duas próteses a partir dos joelhos. Contudo, Aníbal Costa encontrou motivações diversas no decorrer da vida. E paixões. A mais premente é o basquetebol, desporto que pratica há 23 anos com as cores da equipa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), núcleo de Leiria, e da Seleção Nacional. Foi aliás ao serviço destas equipas que se sagrou campeão e vice-campeão da Europa e campeão nacional.

Região de Cister - Assine Já!

Contudo, a cadeira de rodas que utiliza nos jogos já “dá sinais de desgaste e encontra-se ultrapassada”. Lamentando o facto de o núcleo de Leiria da APD ser “a equipa com material mais inadequado dos campeonatos nacional e europeu”, Aníbal Costa apela aos empresários e à comunidade para que se mobilizem para ajudar a comprar uma nova cadeira de rodas, cujo preço ronda os 4 mil euros.

A trabalhar na Moldegama, empresa de moldes nos Calços, na Martingança, há poucos meses, o burinhosense não tem ainda estabilidade financeira que lhe permita adquirir a “tão necessária cadeira de rodas para os jogos”. “Estou a gostar muito de trabalhar na Moldegama. No entanto, são poucas as empresas que dão oportunidades de trabalho a pessoas com limitações físicas”, refere.

Sendo assim, “só resta apelar aos que, voluntariamente, possam organizar eventos em prol da causa”. “Todos serão bem-vindos”, assegura.

No passado mês de dezembro, decorreu uma gala em Leiria para angariar fundos para a aquisição de novas cadeiras de rodas para as equipas de andebol e basquetebol do núcleo leiriense da APD. Mas apenas seis cadeiras serão compradas.

Aníbal Costa continuará a alimentar o sonho de ter a sua nova cadeira de rodas.

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!