Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Aníbal Costa precisa de cadeira de rodas para jogar basquetebol

Data:

Partilhar artigo:

Aníbal Costa é natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

É natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Aos 7 anos, Aníbal Costa sofreu um problema sanguíneo, que levou à amputação das duas pernas. Desde essa época que a mobilidade do burinhosense é assegurada por duas próteses a partir dos joelhos. Contudo, Aníbal Costa encontrou motivações diversas no decorrer da vida. E paixões. A mais premente é o basquetebol, desporto que pratica há 23 anos com as cores da equipa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), núcleo de Leiria, e da Seleção Nacional. Foi aliás ao serviço destas equipas que se sagrou campeão e vice-campeão da Europa e campeão nacional.

Região de Cister - Assine já!

Contudo, a cadeira de rodas que utiliza nos jogos já “dá sinais de desgaste e encontra-se ultrapassada”. Lamentando o facto de o núcleo de Leiria da APD ser “a equipa com material mais inadequado dos campeonatos nacional e europeu”, Aníbal Costa apela aos empresários e à comunidade para que se mobilizem para ajudar a comprar uma nova cadeira de rodas, cujo preço ronda os 4 mil euros.

A trabalhar na Moldegama, empresa de moldes nos Calços, na Martingança, há poucos meses, o burinhosense não tem ainda estabilidade financeira que lhe permita adquirir a “tão necessária cadeira de rodas para os jogos”. “Estou a gostar muito de trabalhar na Moldegama. No entanto, são poucas as empresas que dão oportunidades de trabalho a pessoas com limitações físicas”, refere.

Sendo assim, “só resta apelar aos que, voluntariamente, possam organizar eventos em prol da causa”. “Todos serão bem-vindos”, assegura.

No passado mês de dezembro, decorreu uma gala em Leiria para angariar fundos para a aquisição de novas cadeiras de rodas para as equipas de andebol e basquetebol do núcleo leiriense da APD. Mas apenas seis cadeiras serão compradas.

Aníbal Costa continuará a alimentar o sonho de ter a sua nova cadeira de rodas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!