Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Aníbal Costa precisa de cadeira de rodas para jogar basquetebol

Data:

Partilhar artigo:

Aníbal Costa é natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

É natural da Burinhosa, tem 35 anos e um sonho que poderá envolver a comunidade civil e empresarial da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

Aos 7 anos, Aníbal Costa sofreu um problema sanguíneo, que levou à amputação das duas pernas. Desde essa época que a mobilidade do burinhosense é assegurada por duas próteses a partir dos joelhos. Contudo, Aníbal Costa encontrou motivações diversas no decorrer da vida. E paixões. A mais premente é o basquetebol, desporto que pratica há 23 anos com as cores da equipa da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), núcleo de Leiria, e da Seleção Nacional. Foi aliás ao serviço destas equipas que se sagrou campeão e vice-campeão da Europa e campeão nacional.

Contudo, a cadeira de rodas que utiliza nos jogos já “dá sinais de desgaste e encontra-se ultrapassada”. Lamentando o facto de o núcleo de Leiria da APD ser “a equipa com material mais inadequado dos campeonatos nacional e europeu”, Aníbal Costa apela aos empresários e à comunidade para que se mobilizem para ajudar a comprar uma nova cadeira de rodas, cujo preço ronda os 4 mil euros.

A trabalhar na Moldegama, empresa de moldes nos Calços, na Martingança, há poucos meses, o burinhosense não tem ainda estabilidade financeira que lhe permita adquirir a “tão necessária cadeira de rodas para os jogos”. “Estou a gostar muito de trabalhar na Moldegama. No entanto, são poucas as empresas que dão oportunidades de trabalho a pessoas com limitações físicas”, refere.

Sendo assim, “só resta apelar aos que, voluntariamente, possam organizar eventos em prol da causa”. “Todos serão bem-vindos”, assegura.

No passado mês de dezembro, decorreu uma gala em Leiria para angariar fundos para a aquisição de novas cadeiras de rodas para as equipas de andebol e basquetebol do núcleo leiriense da APD. Mas apenas seis cadeiras serão compradas.

Aníbal Costa continuará a alimentar o sonho de ter a sua nova cadeira de rodas.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!