Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

João Lucas homenageado em gala desportiva do Diário de Coimbra

Data:

Partilhar artigo:

Menos de um ano após a trágica morte de João Lucas, que deixou Alcobaça de luto, o alcobacense foi homenageado pelo Diário de Coimbra, com o prémio “In Memoriam”, recebido pela família do atleta, no âmbito da gala Prémios Desporto 2015, que teve lugar na cidade dos estudantes na passada segunda-feira. 

Menos de um ano após a trágica morte de João Lucas, que deixou Alcobaça de luto, o alcobacense foi homenageado pelo Diário de Coimbra, com o prémio “In Memoriam”, recebido pela família do atleta, no âmbito da gala Prémios Desporto 2015, que teve lugar na cidade dos estudantes na passada segunda-feira. 

Entre os habituais prémios de melhor atleta, equipa ou treinador, o momento alto do foi a homenagem póstuma ao futebolista que passou, entre muitos outros clubes, pela Académica de Coimbra, equipa que representou durante quase uma década. O alcobacense chegou a envergar a braçadeira de capitão da Briosa, equipa pela qual entrou em campo por mais de uma centena de vezes.

Região de Cister - Assine já!

O galardão foi recebido em palco por Íris Ramos Guerra, irmã do futebolista, para quem a homenagem “representa o enorme amor” que João Lucas “ dedicou ao futebol, dos 8 anos até ao final da sua vida”. “A Académica foi decisiva na sua formação enquanto homem e atleta. Levou-a sempre aconchegada ao coração, cheio de todos os que o ajudaram a crescer. Agradeço aos que o fizeram e que desse modo enriqueceram a sua vida”, acrescentou. 

O Diário de Coimbra escreve, na edição da passada terça-feira, que as palavras da irmã de João Lucas foram “dos momentos mais altos” da gala organizada pelo jornal, tendo sido recebidas com “uma salva de palmas feita em pé por parte da plateia”.

João Lucas nasceu no Hospital de Caldas da Rainha, como tantos outros alcobacenses e nazarenos, mas viveu em Alcobaça com a família desde criança, tendo-se iniciado no futebol nas camadas jovens do Ginásio. Filho de um antigo jogador e treinador dos azuis, transferiu-se para a Académica com idade de juvenil. Após empréstimos a Sp. Pombal e Anadia, fixou-se no plantel principal da Briosa. Passou ainda pelo Boavista, também no escalão principal do futebol nacional, e teve uma experiência internacional no Estrela Vermelha, na Sérvia.

A carreira do futebolista ficou marcada pela paragem prematura aos 27 anos, quando lhe foi detetado um problema cardíaco. Foi o mesmo problema que, no dia 26 de maio do ano passado, vitimou João Lucas, aos 35 anos, após uma vida repleta de sucessos desportivos e pessoais que serão para sempre recordados.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!