Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Dia dos Monumentos e Sítios assinalado na região

Data:

Partilhar artigo:

Conheça as atividades programadas na região para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto, um património comum”, assinalado no dia 18 de abril. Até segunda-feira há caminhadas, exposições, jogos tradicionais e muito mais.

Conheça as atividades programadas na região para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto, um património comum”, assinalado no dia 18 de abril. Até segunda-feira há caminhadas, exposições, jogos tradicionais e muito mais.

“Dê lugar ao amor” é o nome da rota da cidade, que a Câmara de Alcobaça dará a conhecer na segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O Jardim do Amor será o local  de partida da visita guiada, que contará com uma apresentação às 10 e outra às 14:30 horas. Com uma extensão aproximada de 2,9 quilómetros e 2:30 horas de duração, o percurso turístico propõe “uma passagem pelo património histórico e moderno da cidade de Alcobaça tendo o amor como tema de fundo”, adianta a autarquia em nota de imprensa. O roteiro inclui o Jardim do Amor, Central Elétrica, Rios Alcoa e Baça, os palacetes Araújo Guimarães e Bernardino Lopes de Oliveira, Casa de Aires Mateus, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Mercado Municipal, Challet do Pena e jardim da Praça João de Deus Ramos.

Região de Cister - Assine Já!

As comemorações estendem-se aos karts para crianças, em frente ao Mosteiro, entre as 10 e as 18 horas, e ainda a uma caminhada nocturna “Entre Monumentos e Sítios Alcobacenses”. A partida está agendada para as 20:30 horas em frente ao Mosteiro, passando pelo Parque dos Monges, moinhos de água em Chiqueda e terminando no Museu do Vinho, espaço que, aliás, acolherá nesse dia visitas guiadas gratuitas, além de inaugurar a exposição “Cister no Douro”. Trata-se de uma instalação multimédia itinerante, destinada a divulgar a herança histórica, cultural, arquitetónica e artística legada pela presença da Ordem Cisterciense na região, sustentada por imagem e por uma sonoplastia capaz de envolver o visitante.  A mostra fica patente até dia 5 de junho.

Por sua vez, o Mosteiro de Alcobaça propõe uma “Caminhada à beira de água. O antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça”, orientada pelo professor Virgolino Jorge, no sábado, com início às 9:30 horas, em frente ao Mosteiro de Alcobaça. 

Na Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso tem patente, entre sábado e segunda-feira, a mostra expositiva “Memórias desportivas da Nazaré”. A exposição traz à memória jogos tradicionais na Nazaré, que eram praticados nas ruas ou na praia (“bates”, “tá abafado”, “o monte”, “a banca”, “jogar aos aparelhos”, entre outros), bem como espaços da vila piscatória relacionados com a atividade desportiva (campo de ténis, tiro ao alvo, futebol, ciclismo, …), sem esquecer a Praia do Norte, tão procurada pelos amantes do surf. Haverá visitas guiadas às 11 e 15 horas durante os três dias. Na segunda-feira, a partir das 14:30 horas, o espaço museológico convida ainda a população para uma tarde de jogos tradicionais.

Também a Casa do Adro – Associação Cultural preparou um conjunto de atividades para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios na Antiga Casa da Câmara, na Pederneira. No sábado à tarde há oficinas de cavaquinho, bandolim, viola braguesa e danças portuguesas este sábado. Para a noite está agendado um concerto de música tradicional portuguesa com Daniel Pereira Cristo. No domingo as atrações estão viradas para o Mercadinho do Pelourinho, que contará com artesanato, antiguidades e velharias, jogos tradicionais e animação musical.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!