Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Dia dos Monumentos e Sítios assinalado na região

Data:

Partilhar artigo:

Conheça as atividades programadas na região para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto, um património comum”, assinalado no dia 18 de abril. Até segunda-feira há caminhadas, exposições, jogos tradicionais e muito mais.

Conheça as atividades programadas na região para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto, um património comum”, assinalado no dia 18 de abril. Até segunda-feira há caminhadas, exposições, jogos tradicionais e muito mais.

“Dê lugar ao amor” é o nome da rota da cidade, que a Câmara de Alcobaça dará a conhecer na segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O Jardim do Amor será o local  de partida da visita guiada, que contará com uma apresentação às 10 e outra às 14:30 horas. Com uma extensão aproximada de 2,9 quilómetros e 2:30 horas de duração, o percurso turístico propõe “uma passagem pelo património histórico e moderno da cidade de Alcobaça tendo o amor como tema de fundo”, adianta a autarquia em nota de imprensa. O roteiro inclui o Jardim do Amor, Central Elétrica, Rios Alcoa e Baça, os palacetes Araújo Guimarães e Bernardino Lopes de Oliveira, Casa de Aires Mateus, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Mercado Municipal, Challet do Pena e jardim da Praça João de Deus Ramos.

As comemorações estendem-se aos karts para crianças, em frente ao Mosteiro, entre as 10 e as 18 horas, e ainda a uma caminhada nocturna “Entre Monumentos e Sítios Alcobacenses”. A partida está agendada para as 20:30 horas em frente ao Mosteiro, passando pelo Parque dos Monges, moinhos de água em Chiqueda e terminando no Museu do Vinho, espaço que, aliás, acolherá nesse dia visitas guiadas gratuitas, além de inaugurar a exposição “Cister no Douro”. Trata-se de uma instalação multimédia itinerante, destinada a divulgar a herança histórica, cultural, arquitetónica e artística legada pela presença da Ordem Cisterciense na região, sustentada por imagem e por uma sonoplastia capaz de envolver o visitante.  A mostra fica patente até dia 5 de junho.

Por sua vez, o Mosteiro de Alcobaça propõe uma “Caminhada à beira de água. O antigo sistema hidráulico da Abadia de Alcobaça”, orientada pelo professor Virgolino Jorge, no sábado, com início às 9:30 horas, em frente ao Mosteiro de Alcobaça. 

Na Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso tem patente, entre sábado e segunda-feira, a mostra expositiva “Memórias desportivas da Nazaré”. A exposição traz à memória jogos tradicionais na Nazaré, que eram praticados nas ruas ou na praia (“bates”, “tá abafado”, “o monte”, “a banca”, “jogar aos aparelhos”, entre outros), bem como espaços da vila piscatória relacionados com a atividade desportiva (campo de ténis, tiro ao alvo, futebol, ciclismo, …), sem esquecer a Praia do Norte, tão procurada pelos amantes do surf. Haverá visitas guiadas às 11 e 15 horas durante os três dias. Na segunda-feira, a partir das 14:30 horas, o espaço museológico convida ainda a população para uma tarde de jogos tradicionais.

Também a Casa do Adro – Associação Cultural preparou um conjunto de atividades para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios na Antiga Casa da Câmara, na Pederneira. No sábado à tarde há oficinas de cavaquinho, bandolim, viola braguesa e danças portuguesas este sábado. Para a noite está agendado um concerto de música tradicional portuguesa com Daniel Pereira Cristo. No domingo as atrações estão viradas para o Mercadinho do Pelourinho, que contará com artesanato, antiguidades e velharias, jogos tradicionais e animação musical.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!