Domingo, Julho 3, 2022
Domingo, Julho 3, 2022

Cela Velha acolhe “Fragmentos da Liberdade”

Data:

Partilhar artigo:

A Praça General Humberto Delgado, na Cela Velha, recebeu esta segunda-feira, 25 de Abril, a exposição “Fragmentos de Liberdade”.

A Praça General Humberto Delgado, na Cela Velha, recebeu esta segunda-feira, 25 de Abril, a exposição “Fragmentos de Liberdade”.

Num dos locais de homenagem ao “General sem medo”, o Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, em parceria com o escultor José Aurélio e a Câmara de Alcobaça, montaram uma exposição que assinala os 40 anos do monumento em honra de Humberto Delgado. Fotografias, recortes de jornais locais e nacionais e alguns testemunhos assinalam e recordam a influência de Humberto Delgado para “quebrar o bloco repressivo do Estado Novo”.

Durante a inauguração, o escultor falou sobre a “odisseia” que foi a edificação do monumento, agradecendo o apoio das “gentes da Cela Velha” e das autarquias locais. O monumento “só vai deixar de fazer sentido quando todos os povos do mundo se livrarem do obscurantismo” dos regimes ditaturiais, acrescentou o alcobacense.

Por sua vez, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, enalteceu a “utopia” de Humberto Delgado em “lutar para que os seus semelhantes sejam mais felizes todos os dias”. A exposição está patente na Cela Velha até 18 de setembro.

As celebrações do 25 de Abril multiplicaram-se pelo município. Pela manhã, a Câmara de Alcobaça organizou a tradicional caminhada pela liberdade, que voltou a reunir muitas dezenas de participantes. Na Cela Velha, houve ainda tempo para a deposição de coroas de flores no monumento em honra de Humberto Delgado com o passar dos aviões do aeroclube de Leiria. 

No próximo dia 15 de maio, dia que assinala o 110.º aniversário de Humberto Delgado e em que o Aeroporto Internacional de Lisboa passará a envergar o título de “Aeroporto Humberto Delgado”, a Cela Velha vai unir-se mais uma vez para celebrar a memória do “General sem medo”. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!