Terça-feira, Maio 21, 2024
Terça-feira, Maio 21, 2024

Cela Velha acolhe “Fragmentos da Liberdade”

Data:

Partilhar artigo:

A Praça General Humberto Delgado, na Cela Velha, recebeu esta segunda-feira, 25 de Abril, a exposição “Fragmentos de Liberdade”.

A Praça General Humberto Delgado, na Cela Velha, recebeu esta segunda-feira, 25 de Abril, a exposição “Fragmentos de Liberdade”.

Num dos locais de homenagem ao “General sem medo”, o Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, em parceria com o escultor José Aurélio e a Câmara de Alcobaça, montaram uma exposição que assinala os 40 anos do monumento em honra de Humberto Delgado. Fotografias, recortes de jornais locais e nacionais e alguns testemunhos assinalam e recordam a influência de Humberto Delgado para “quebrar o bloco repressivo do Estado Novo”.

Região de Cister - Assine Já!

Durante a inauguração, o escultor falou sobre a “odisseia” que foi a edificação do monumento, agradecendo o apoio das “gentes da Cela Velha” e das autarquias locais. O monumento “só vai deixar de fazer sentido quando todos os povos do mundo se livrarem do obscurantismo” dos regimes ditaturiais, acrescentou o alcobacense.

Por sua vez, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, enalteceu a “utopia” de Humberto Delgado em “lutar para que os seus semelhantes sejam mais felizes todos os dias”. A exposição está patente na Cela Velha até 18 de setembro.

As celebrações do 25 de Abril multiplicaram-se pelo município. Pela manhã, a Câmara de Alcobaça organizou a tradicional caminhada pela liberdade, que voltou a reunir muitas dezenas de participantes. Na Cela Velha, houve ainda tempo para a deposição de coroas de flores no monumento em honra de Humberto Delgado com o passar dos aviões do aeroclube de Leiria. 

No próximo dia 15 de maio, dia que assinala o 110.º aniversário de Humberto Delgado e em que o Aeroporto Internacional de Lisboa passará a envergar o título de “Aeroporto Humberto Delgado”, a Cela Velha vai unir-se mais uma vez para celebrar a memória do “General sem medo”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19

A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da 'negra' das meias-finais,...

Hóquei: Alcobacense goleia o GC Odivelas e está de regresso à 2.ª Divisão Nacional

A Alcobacense comemorou o regresso à 2.ª Divisão Nacional, este sábado, depois de golear, à antiga, na receção...

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!