Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Mosteiro e Coutos de Alcobaça em livro

Data:

Partilhar artigo:

“Estudos sobre o Mosteiro e Coutos de Alcobaça” é o título do novo livro dos historiadores Rui Rasquilho e António Maduro, apresentado na tarde deste sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

“Estudos sobre o Mosteiro e Coutos de Alcobaça” é o título do novo livro dos historiadores Rui Rasquilho e António Maduro, apresentado na tarde deste sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Trata-se de uma coletânea de textos organizados, que ambos os autores já haviam escrito, reunidos agora numa obra “para facilitar a pesquisa ao público que procura por estas temáticas”, explicou António Maduro. Mas o que ainda há para dizer acerca da história cisterciense, quando já foi tão debatida? “Ainda há muita coisa para estudar”, sublinha Rui Rasquilho, “e eu só quero saber mais, para poder partilhar mais do pouco que sei”, acrescenta o historiador.

Região de Cister - Assine Já!

Neste livro “há a partilha de conhecimentos acerca da história cisterciense e um pouco de todos os temas adjacentes”, esclarece António Maduro.

Com uma temática abrangente, o livro apresenta textos acerca do Mosteiro, das granjas monásticas e a importância do vinho, não deixando de lado a arquitetura. Foram feitas também extensas consultas aos documentos do triénio que relatavam qual a alimentação dos coutos, no final do século XVIII.

No entanto, apesar de a “dieta monástica” já ter sido muito estudada, os alcobacenses continuam sem saber o destino dos cinco mil coelhos que havia na época. “Eles existiam, porque há registos que o comprovam”, esclareceu António Maduro. No entanto, “não há registos de consumo de carne de coelho na época, nem de revenda dos animais”, acrescentou Rui Rasquilho.

E assim permanece o “mistério da coelheira”, como batizaram os autores, que ainda não conseguiram decifrar. Pelo menos ainda neste livro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!