Sexta-feira, Julho 4, 2025
Sexta-feira, Julho 4, 2025

DGPC e Visabeira assinam concessão de hotel do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O contrato de concessão da unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi assinado esta terça-feira, na Biblioteca do monumento. A cerimónia foi “apadrinhada” pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pela diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, pelo presidente da Visabeira Turismo, José Luís Nogueira, e pelo arquiteto Souto Moura, responsável pelo projeto.

O contrato de concessão da unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi assinado esta terça-feira, na Biblioteca do monumento. A cerimónia foi “apadrinhada” pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pela diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, pelo presidente da Visabeira Turismo, José Luís Nogueira, e pelo arquiteto Souto Moura, responsável pelo projeto.

A entrada principal do futuro hotel de luxo do Mosteiro vai estar na Rua Silvério Raposo. Contudo, o facto de a rua ser “apertada” causa alguns “constrangimentos de acesso”, pelo que Souto Moura apelou a “uma reflexão camarária” para que se consigam desbloquear algumas “questões de acessibilidade e de estacionamento”. Durante a cerimónia, o arquiteto sugeriu, ainda, a possibilidade de se construir uma nova travessia sobre o rio Alcoa para que os autocarros consigam chegar junto à entrada do hotel de cinco estrelas no Mosteiro.

Região de Cister - Assine Já!

Souto Moura assegurou aos presentes de que “não vão ser demolidas quaisquer paredes mestras” para construir o empreendimento. A unidade hoteleira contempla 81 quartos e 9 suites e, ainda, o aproveitamento do jardim interior do Claustro do Rachadouro, que vai estar “pontualmente ao serviço da comunidade”, garantiu o arquiteto.

Num espaço que “respira história”, José Luis Nogueira considera que é “marcante” poder estar associado “à revitalização” do Mosteiro de Alcobaça. “São espaços como estes que têm boas características para aquilo que o turismo deve ser no futuro”, acrescentou o presidente da Visabeira Turismo.

Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, considera que a assinatura do contrato é “um momento histórico” porque está a ser dado “um salto qualitativo” no que toca à rentabilização económica e turística do património. Já Luís Castro Mendes, ministro da Cultura, congratulou-se pelo protocolo “entre instituições públicas e setor privado” que é, aliás, uma “das prioridades da política cultural” do ministério que tutela. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!