Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

DGPC e Visabeira assinam concessão de hotel do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O contrato de concessão da unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi assinado esta terça-feira, na Biblioteca do monumento. A cerimónia foi “apadrinhada” pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pela diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, pelo presidente da Visabeira Turismo, José Luís Nogueira, e pelo arquiteto Souto Moura, responsável pelo projeto.

O contrato de concessão da unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi assinado esta terça-feira, na Biblioteca do monumento. A cerimónia foi “apadrinhada” pelo ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, pela diretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Paula Silva, pelo presidente da Visabeira Turismo, José Luís Nogueira, e pelo arquiteto Souto Moura, responsável pelo projeto.

A entrada principal do futuro hotel de luxo do Mosteiro vai estar na Rua Silvério Raposo. Contudo, o facto de a rua ser “apertada” causa alguns “constrangimentos de acesso”, pelo que Souto Moura apelou a “uma reflexão camarária” para que se consigam desbloquear algumas “questões de acessibilidade e de estacionamento”. Durante a cerimónia, o arquiteto sugeriu, ainda, a possibilidade de se construir uma nova travessia sobre o rio Alcoa para que os autocarros consigam chegar junto à entrada do hotel de cinco estrelas no Mosteiro.

Região de Cister - Assine já!

Souto Moura assegurou aos presentes de que “não vão ser demolidas quaisquer paredes mestras” para construir o empreendimento. A unidade hoteleira contempla 81 quartos e 9 suites e, ainda, o aproveitamento do jardim interior do Claustro do Rachadouro, que vai estar “pontualmente ao serviço da comunidade”, garantiu o arquiteto.

Num espaço que “respira história”, José Luis Nogueira considera que é “marcante” poder estar associado “à revitalização” do Mosteiro de Alcobaça. “São espaços como estes que têm boas características para aquilo que o turismo deve ser no futuro”, acrescentou o presidente da Visabeira Turismo.

Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, considera que a assinatura do contrato é “um momento histórico” porque está a ser dado “um salto qualitativo” no que toca à rentabilização económica e turística do património. Já Luís Castro Mendes, ministro da Cultura, congratulou-se pelo protocolo “entre instituições públicas e setor privado” que é, aliás, uma “das prioridades da política cultural” do ministério que tutela. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!