Terça-feira, Agosto 16, 2022
Terça-feira, Agosto 16, 2022

Manuel Campos e Alia Kache “cruzam” música e dança

Data:

Partilhar artigo:

O Cine-teatro João d’Oliva Monteiro vai ser palco de um espetáculo ímpar do Cistermúsica. O alcobacense Manuel Campos vai “cruzar” o som da sua percussão com a dança de Alia Kache, que já protagonizou um dos pontos altos deste ano do festival com “Caricature of She”. O espetáculo tem lugar este sábado, a partir das 22 horas.

O Cine-teatro João d’Oliva Monteiro vai ser palco de um espetáculo ímpar do Cistermúsica. O alcobacense Manuel Campos vai “cruzar” o som da sua percussão com a dança de Alia Kache, que já protagonizou um dos pontos altos deste ano do festival com “Caricature of She”. O espetáculo tem lugar este sábado, a partir das 22 horas.

O percussionista e a bailarina vão apresentar as estreias absolutas de “Dance of the Fool”, de António Chagas Rosa, e “Diálogos” de Dimitris Andrikopoulos, que foram obras encomendadas pela direção artística do festival. O programa inclui, ainda, “Fertility Rites, 1.º e 2.º andamento”, de Christos Hatzis, e “Rebonds A e B” de Iannis Xenakis.

Manuel Campos e Alia Kache caracterizam o espetáculo como uma “fusão criativa” entre a percussão e as inspirações portuguesas e norte-americanas, muito diferentes e vincadas em cada um dos artistas. As peças que o alcobacense escolheu interpretar “são muito difíceis” mas, ao mesmo tempo, “muito inspiradoras e desafiantes”, adianta a bailarina norte-americana. Por isso, Alia Kache quis criar um espetáculo visual que “combine perfeitamente” com a percussão. À moda norte-americana, a coreógrafa acredita que o espetáculo vai ser único e “wonderful” que, em bom português, é como dizer que vai ser “maravilhoso”.

Alia Kache tem estado em residência artística no festival a preparar este espetáculo e a trabalhar com alunas da Academia de Dança de Alcobaça, que também vão subir ao palco ao lado da norte-americana . Por outro lado, a nave central do Mosteiro acolhe, no próximo domingo, às 18 horas, a liturgia de São Tiago Maior, interpretado pelo Coro Gregoriano de lisboa. Sob a direção de Armando Possante, o grupo vai “adotar a disposição em que se situava originalmente o cadeiral do coro dos monges”.

Entretanto, a programação Off do festival está de volta, hoje à noite, às 22 horas, com a apresentação do projeto multidisciplinar “Rondó da Carpideira” no largo da Casa da Cultura José Bento da Silva, em São Martinho do Porto.

Os alcobacenses Mário Marques, Daniel Bernardes e Gonçalo Tarquínio vão explorar o trabalho de Michel Giacometti através da música e do vídeo. Por sua vez, a programação Júnior e Famílias regressa com a realização do Brincando com Sons e Palavras, um ateliê especial para bebés que tem lugar no próximo domingo, pelas 11 horas.

A programação da edição deste ano do Cistermúsica chega ao fim, no fim de semana seguinte, com a apresentação do Duo Piaolin, na Igreja Matriz de São Martinho do Porto, da Orquestra Estágio da Gulbenkien, no Mosteiro de Alcobaça, e com o recital de canto e piano da grega Elena Kelessidi e de João Paulo Santos, no Celeiro do Mosteiro. O concerto de encerramento é da responsabilidade da Orquestra Euro-Atlântica que vai, sob a batuta de Joana Carneiro, trazer a “Sinfonia do Novo Mundo de Dvorák”, ao Claustro do Rachadouro.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Jovens participam em ações de sensibilização e limpeza de praias na Nazaré

Arranca, esta terça-feira, o projeto "A Praia é nossa. O responsável és tu!, da Câmara da Nazaré, integrado...

Alemão e grego dinamizam projeto com objetos de praia em Alcobaça

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”. A célebre frase de Antoine Lavoisier pode...

Mirense Romano Saraiva soma conquistas no meio artístico

Aos 24 anos, Romano Saraiva divide a vida entre o ensino de Educação Visual e um projeto artístico...

UFAV cria bolsas de “Desporto para Todos” para apoiar situações de fragilidade social

A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) tem em curso um projeto de apoio ao desporto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!