Quarta-feira, Junho 29, 2022
Quarta-feira, Junho 29, 2022

Manuel Campos e Alia Kache “cruzam” música e dança

Data:

Partilhar artigo:

O Cine-teatro João d’Oliva Monteiro vai ser palco de um espetáculo ímpar do Cistermúsica. O alcobacense Manuel Campos vai “cruzar” o som da sua percussão com a dança de Alia Kache, que já protagonizou um dos pontos altos deste ano do festival com “Caricature of She”. O espetáculo tem lugar este sábado, a partir das 22 horas.

O Cine-teatro João d’Oliva Monteiro vai ser palco de um espetáculo ímpar do Cistermúsica. O alcobacense Manuel Campos vai “cruzar” o som da sua percussão com a dança de Alia Kache, que já protagonizou um dos pontos altos deste ano do festival com “Caricature of She”. O espetáculo tem lugar este sábado, a partir das 22 horas.

O percussionista e a bailarina vão apresentar as estreias absolutas de “Dance of the Fool”, de António Chagas Rosa, e “Diálogos” de Dimitris Andrikopoulos, que foram obras encomendadas pela direção artística do festival. O programa inclui, ainda, “Fertility Rites, 1.º e 2.º andamento”, de Christos Hatzis, e “Rebonds A e B” de Iannis Xenakis.

Manuel Campos e Alia Kache caracterizam o espetáculo como uma “fusão criativa” entre a percussão e as inspirações portuguesas e norte-americanas, muito diferentes e vincadas em cada um dos artistas. As peças que o alcobacense escolheu interpretar “são muito difíceis” mas, ao mesmo tempo, “muito inspiradoras e desafiantes”, adianta a bailarina norte-americana. Por isso, Alia Kache quis criar um espetáculo visual que “combine perfeitamente” com a percussão. À moda norte-americana, a coreógrafa acredita que o espetáculo vai ser único e “wonderful” que, em bom português, é como dizer que vai ser “maravilhoso”.

Alia Kache tem estado em residência artística no festival a preparar este espetáculo e a trabalhar com alunas da Academia de Dança de Alcobaça, que também vão subir ao palco ao lado da norte-americana . Por outro lado, a nave central do Mosteiro acolhe, no próximo domingo, às 18 horas, a liturgia de São Tiago Maior, interpretado pelo Coro Gregoriano de lisboa. Sob a direção de Armando Possante, o grupo vai “adotar a disposição em que se situava originalmente o cadeiral do coro dos monges”.

Entretanto, a programação Off do festival está de volta, hoje à noite, às 22 horas, com a apresentação do projeto multidisciplinar “Rondó da Carpideira” no largo da Casa da Cultura José Bento da Silva, em São Martinho do Porto.

Os alcobacenses Mário Marques, Daniel Bernardes e Gonçalo Tarquínio vão explorar o trabalho de Michel Giacometti através da música e do vídeo. Por sua vez, a programação Júnior e Famílias regressa com a realização do Brincando com Sons e Palavras, um ateliê especial para bebés que tem lugar no próximo domingo, pelas 11 horas.

A programação da edição deste ano do Cistermúsica chega ao fim, no fim de semana seguinte, com a apresentação do Duo Piaolin, na Igreja Matriz de São Martinho do Porto, da Orquestra Estágio da Gulbenkien, no Mosteiro de Alcobaça, e com o recital de canto e piano da grega Elena Kelessidi e de João Paulo Santos, no Celeiro do Mosteiro. O concerto de encerramento é da responsabilidade da Orquestra Euro-Atlântica que vai, sob a batuta de Joana Carneiro, trazer a “Sinfonia do Novo Mundo de Dvorák”, ao Claustro do Rachadouro.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

A leste, algo de novo: o despertar dos impérios

Gostaria de estar mais otimista. Porém, os últimos desenvolvimentos à volta da  Guerra na Ucrânia não me permitem...

Hóquei em patins: Biblioteca conquista torneio de encerramento em Tomar

A equipa de sub-15 da Biblioteca conquistou o torneio de encerramento depois de vencer o Sp. Marinhense (10-4),...

Casal de americanos escolheu Alcobaça para ajudar emigrantes

”Portugal the Place” é o nome da empresa de consultoria gerida por um casal de americanos em... Alcobaça. Colleen...

Concurso Mundial de Bruxelas distingue quatro vinhos de Alcobaça

Os vinhos Montecapucho Arinto 2017, da Quinta dos Capuchos, e Mula Velha Rose 2021, da Parras Wines, foram...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!