Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Escola Frei Estêvão Martins alvo de obras avaliadas em 500 mil euros

Data:

Partilhar artigo:

Foi aprovado, em Conselho de ministros, finanças e educação no mês passado, o apoio de 500 mil euros, financiado por fundos do Portugal 2020, para obras na EB2/3 Frei Estêvão Martins, em Alcobaça.

Foi aprovado, em Conselho de ministros, finanças e educação no mês passado, o apoio de 500 mil euros, financiado por fundos do Portugal 2020, para obras na EB2/3 Frei Estêvão Martins, em Alcobaça. O despacho foi publicado em Diário da República na semana passada.

A intervenção inclui substituição de coberturas, janelas, mobiliário, canalizações e adequações funcionais às salas de aula, bem como melhoramentos no refeitório. Para o diretor do Agrupamento de Escolas de Cister trata-se de “obras necessárias“ na escola mais antiga do agrupamento, que foi adaptada ao 3.º ciclo “sem intervenções de fundo”, e que “vão melhorar as condições dos utentes”.

Região de Cister - Assine Já!

Considerando o “parque escolar do Agrupamento de Escolas de Cister digno e a Escola Secundária D. Inês de Castro mais do que digna”, Gaspar Vaz defende que a ligação entre a EB2/3 Frei Estêvão Martins e o pavilhão gimnodesportivo, onde os alunos têm aulas de educação física, através da escola deva estar incluída nestas intervenções. 

Há cerca de dois anos foram já substituídas na EB2/3 Frei Estêvão Martins as coberturas de amianto que faziam as ligações entre os blocos, consideradas mais perigosas para a saúde pública,  estando agora previstas nesta obra as substituições dos telhados dos blocos. Nessa data também o telhado do pavilhão Gimnodesportivo da Escola de 2.º Ciclo Frei António Brandão, do Agrupamento de Escolas da Benedita, foi substituído.

Para o presidente da Câmara de Alcobaça, a aprovação das obras no valor de meio milhão de euros “é uma boa notícia”, visto já reivindicar  a intervenção ao Ministério de Educação há vários anos. 
O novo quadro comunitário de apoio Portugal 2020 vai promover a reabilitação, a requalificação e o reequipamento de cerca de 130 escolas, num investimento total de 350 milhões de euros. 

As verbas vão ser aplicadas em obras realizadas em escolas básicas e secundárias até 2018. A resolução do Conselho de Ministros autorizou agora a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a realizar a despesa relativa aos encargos decorrentes da celebração de acordos de colaboração para intervenções de requalificação e modernização das instalações das escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, identificadas nos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, permite materializar os acordos de colaboração entre o Ministério da Educação e os municípios portugueses nela referidos.

De recordar que Alcobaça foi o concelho mais beneficiado na Comunidade intermunicipal do Oeste (CimOeste) com obras financiadas com fundos comunitários, assegurando quase 8 milhões de euros para obras como os centros escolares de Turquel, Alfeizerão, Cela e Pataias, a USF da Benedita e as obras na Escola Frei Estêvão Martins.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!