Segunda-feira, Junho 15, 2026
Segunda-feira, Junho 15, 2026

Junta do Vimeiro vai mudar de sede

Data:

Partilhar artigo:

A sede da Junta do Vimeiro vai mudar-se para o edifício… do outro lado da estrada, onde até há bem pouco tempo funcionava o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro, agora vazio.

A sede da Junta do Vimeiro vai mudar-se para o edifício… do outro lado da estrada, onde até há bem pouco tempo funcionava o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro, agora vazio. Depois da mudança, prevista para o início do próximo ano, o antigo espaço da autarquia vai dar lugar à primeira biblioteca do Vimeiro.

“O espaço do 1.º andar, que até agora tem sido utilizado para reuniões e assembleias de junta de freguesia, vai passar a servir de biblioteca, quando estiverem terminadas as mudanças dos serviços da junta para o novo edifício”, confirma o presidente da Junta do Vimeiro, Daniel Subtil.

Região de Cister - Assine Já!

No novo espaço vão ser criados dois postos de trabalho. Um deles para correios e outro para assuntos referentes à autarquia. “É, para já, a única alteração a executar no interior do edifício”, nota o autarca. Cá fora, “os acessos serão melhorados, criando-se um passadiço para possibilitar a passagem de cadeiras de rodas”, acrescenta. Além disso, é objetivo do presidente da Junta do vimeiro, no espaço circundante do edifício, renovar o pequeno jardim, subtraindo-lhe o parque infantil, por razões de segurança, tornando “o espaço mais cómodo, dando-lhe outra apresentação”.

O largo, que agora existe nas traseiras do futuro edifício da junta, “será também remodelado, permitindo estacionar 53 viaturas, criando um parque infantil mais moderno e longe da estrada”, explica Daniel Subtil, acrescentando que “há, ainda, um projeto feito, para a criação de uma zona de convívio”.

A futura biblioteca vai albergar mais de 2.000 livros que chegaram tanto por correio como por… duas rodas. Os exemplares começaram a ser recolhidos numa angariação levada a cabo por mais de uma centena de motards, no passado dia 29 de outubro, organizada pelo amante de duas rodas alcobacense, João Luís.

Daniel Subtil acredita que a nova biblioteca venha a ser “um espaço de passagem frequente dos fregueses mais novos aos mais velhos”.

Para já, são necessárias estantes para equipar a sala, suficientes para albergar todos os livros que vão chegando. Daniel Subtil deixa o apelo: “todos os vimeirenses estão convidados a entregar livros na junta de freguesia”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!