Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Pedro Pombo à frente da Direção dos Bombeiros de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Pedro Pombo vai assumir a presidência da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcobaça, substituíndo no cargo Antero Campos.

Pedro Pombo arrumou temporariamente a farda de bombeiro para assumir a presidência da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, substituindo no cargo Antero de Campos. A Assembleia Geral, que elegeu novos corpos sociais, decorreu na passada quarta-feira no quartel daquela corporação, tendo sido a lista encabeçada pelo antigo adjunto do comando, sob o mote “Reforçar a dinâmica de futuro”, a única a sufrágio e eleita com 79 votos a favor, um contra e oito abstenções.

“Já estou nesta casa há mais de 40 anos. Entrei aos 6 anos para a Fanfarra e com o conhecimento e experiência que já tenho nesta corporação vi na saída da atual Direção uma oportunidade para ajudar mais os Bombeiros de Alcobaça”, adiantou ao REGIÃO DE CISTER Pedro Pombo, classificando o trabalho da Direção eleita pela primeira vez há 13 anos como “excelente”.

Região de Cister - Assine Já!

No plano de necessidades mais urgentes para o próximo triénio constam a aquisição de um veículo de combate a incêndios com cabine dupla, um veículo dedicado a transporte de doentes. Além disso, o dirigente quer “aproximar a população aos bombeiros e os bombeiros à população”. Para isso, a nova Direção vai realizar uma campanha de angariação de sócios – atualmente são pouco mais de 3 mil – “um número baixo para as pessoas que deveriam apoiar os Bombeiros”, nota.

Também se prevêem obras nas instalações do quartel da corporação de Alcobaça, nomeadamente no refeitório e nos balneários, estando ainda prevista a criação de uma sala “de sujo”, que servirá de arrumação aos equipamentos dos bombeiros que vêm dos incêndios. “Temos também de criar melhores condições aos nossos homens e mulheres e dar-lhes a atenção que precisam“, frisou. 

Outra das alterações previstas é a nomeação de um segundo comandante, que até então não existia. “Eu era o comandante-adjunto, o comandante é o Mário Cerol mas não havia segundo comandante, lugar que faz todo o sentido haver”, explica o empresário.

Marco Faustino assumirá a presidência da Assembleia Geral e Renato Jácome ficará responsável pelo Conselho Fiscal da instituição. Da nova lista apenas três nomes são repetentes, entre os quais Basílio Martins. “Procurámos ter pessoas de várias áreas e de várias freguesias, porque a corporação dos Bombeiros de Alcobaça não serve só a cidade de Alcobaça“, explicou Pedro Pombo.

Na hora da saída, Antero de Campos sublinhou ao REGIÃO DE CISTER que “passados 13 anos era tempo de dar a pasta a uma nova equipa para manter a dinâmica da instituição”, razão pela qual o ex-presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, bem como os restantes corpos sociais, decidiram não se recandidatar. 
A tomada de posse dos novos corpos sociais está agendada para o próximo dia 27, pelas 21 horas, no Salão Nobre do quartel dos Bombeiros de Alcobaça. Hoje em dia, a corporação emprega 25 funcionários, contando com 80 bombeiros no quadro ativo e de reserva e dez no quadro de honra.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!