Sábado, Abril 1, 2023
Sábado, Abril 1, 2023

S.A. Marionetas participa em adaptação de peça da Broadway

Data:

Partilhar artigo:

A S.A. Marionetas tem participado na produção de “Avenida Q”, uma adaptação de um musical da Broadway, que estreia no próximo dia 8 de fevereiro, em Lisboa.

A S.A. Marionetas vai acrescentar ao currículo artístico algo inédito em Portugal. A companhia de teatro de bonecos, sediada em Alcobaça, tem participado na produção de “Avenida Q”, uma adaptação de um musical da Broadway estreado em 2003 e que entretanto correu os quatro cantos do mundo. A adaptação estreia no próximo dia 8 de fevereiro no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Ao longo do último ano, os marionetistas alcobacenses estiveram envolvidos “num projeto de loucos”, criando de raiz mais de três dezenas de bonecos para os atores do espetáculo, que também tiveram de ser ensinados a manipular as marionetas. 

Região de Cister - Assine já!

A companhia tem trabalhado “a 100% neste projeto”, que considera ser muito “desafiante”. “Todos os bonecos são feitos do zero e o maior problema é mesmo encontrar todos os materiais necessários para as marionetas”, explica José Gil, exemplificando o caso de uma marioneta cujos materiais vieram de “três continentes diferentes”. “Avenida Q” aborda as dificuldades da entrada na vida adulta e vários temas “muito atuais, como o preconceito, o racismo ou o terrorismo”, adianta o marionetista. “A adaptação para português está muito bem feita porque o texto foi escrito à imagem da nossa sociedade”. Além disso, a peça “conta com atores talentosos e conhecidos do público português”.

Por isso, o diretor artístico da S.A. Marionetas considera que a peça “terá muito sucesso”, até porque “é de chorar a rir do princípio ao fim, com cenas geniais”.

Resumindo, e já nas palavras de Natacha Costa Pereira, o musical “é mmuito arrojado mas no bom sentido”, referindo-se aos vários palavrões inseridos no texto e até a uma cena de sexo protagonizada por duas marionetas. “O texto é o que todas as pessoas dizem e fazem no dia a dia mas que se calhar têm vergonha de admitir”, conclui a marionetista Sofia Vinagre.

Entretanto, a companhia já tem conf irmada a presença no Harmony Puppet Festival, um festival de marionetas que vai decorrer em Kanchanaburi, na Tailândia, entre os próximos dias 20 e 26 de fevereiro. Um arranque em cheio de 2017.

AD Footer

Artigos Relacionados

Banda de Alcobaça já pode receber consignação do IRS

A ABA - Banda de Alcobaça, Associação de Artes consta, a partir do ano fiscal de 2022, na...

Isabel Ricardo conta trapalhadas de Quintch-Pintch em novo livro

“As Trapalhadas de Quintch-Pintch” é o título do 37.º livro da nazarena Isabel Ricardo, que vai passar a...

Armazém das Artes reabre com mostra sobre “Arte Negra”

Depois de mais de três anos sem atividade regular, o Armazém das Artes, em Alcobaça, retoma a programação...

Produtores desafiados a criar Vinagre de Sidra Maça de Alcobaça

Produzido a partir de sumo fresco de maçã, o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção já...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!