Segunda-feira, Julho 4, 2022
Segunda-feira, Julho 4, 2022

S.A. Marionetas participa em adaptação de peça da Broadway

Data:

Partilhar artigo:

A S.A. Marionetas tem participado na produção de “Avenida Q”, uma adaptação de um musical da Broadway, que estreia no próximo dia 8 de fevereiro, em Lisboa.

A S.A. Marionetas vai acrescentar ao currículo artístico algo inédito em Portugal. A companhia de teatro de bonecos, sediada em Alcobaça, tem participado na produção de “Avenida Q”, uma adaptação de um musical da Broadway estreado em 2003 e que entretanto correu os quatro cantos do mundo. A adaptação estreia no próximo dia 8 de fevereiro no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Ao longo do último ano, os marionetistas alcobacenses estiveram envolvidos “num projeto de loucos”, criando de raiz mais de três dezenas de bonecos para os atores do espetáculo, que também tiveram de ser ensinados a manipular as marionetas. 

A companhia tem trabalhado “a 100% neste projeto”, que considera ser muito “desafiante”. “Todos os bonecos são feitos do zero e o maior problema é mesmo encontrar todos os materiais necessários para as marionetas”, explica José Gil, exemplificando o caso de uma marioneta cujos materiais vieram de “três continentes diferentes”. “Avenida Q” aborda as dificuldades da entrada na vida adulta e vários temas “muito atuais, como o preconceito, o racismo ou o terrorismo”, adianta o marionetista. “A adaptação para português está muito bem feita porque o texto foi escrito à imagem da nossa sociedade”. Além disso, a peça “conta com atores talentosos e conhecidos do público português”.

Por isso, o diretor artístico da S.A. Marionetas considera que a peça “terá muito sucesso”, até porque “é de chorar a rir do princípio ao fim, com cenas geniais”.

Resumindo, e já nas palavras de Natacha Costa Pereira, o musical “é mmuito arrojado mas no bom sentido”, referindo-se aos vários palavrões inseridos no texto e até a uma cena de sexo protagonizada por duas marionetas. “O texto é o que todas as pessoas dizem e fazem no dia a dia mas que se calhar têm vergonha de admitir”, conclui a marionetista Sofia Vinagre.

Entretanto, a companhia já tem conf irmada a presença no Harmony Puppet Festival, um festival de marionetas que vai decorrer em Kanchanaburi, na Tailândia, entre os próximos dias 20 e 26 de fevereiro. Um arranque em cheio de 2017.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!