Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Britânicos organizam “quizzes” solidários em São Martinho do Porto

Data:

Partilhar artigo:

Às primeiras quintas-feiras de cada mês um grupo de várias dezenas de britânicos reúnem-se no Status Bar, em São Martinho do Porto, para responder a questões de cultura geral. Stan Gainsford e Colin Scarisbrick são os dinamizadores da iniciativa.

Os “quizzes” não fazem parte da cultura portuguesa, mas há um grupo de britânicos a residir na região que pretende implementar o conceito e, ao mesmo tempo, angariar dinheiro para várias instituições.

Às primeiras quintas-feiras de cada mês um grupo de várias dezenas de britânicos reúnem-se no Status Bar, em São Martinho do Porto, para responder a questões de cultura geral. Stan Gainsford e Colin Scarisbrick são os dinamizadores da iniciativa.

Região de Cister - Assine Já!

O REGIÃO DE CISTER juntou-se ao grupo precisamente na sessão em que a iniciativa comemorou um ano de existência, tendo sido angariados 69 euros para doar aos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto. 

Durante o primeiro ano, os amantes da cultura geral recolheram cerca de 600 euros, que entregaram aos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, à Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais e à Combat Stress, uma organização britânica que apoia veteranos de guerra daquele país.

A iniciativa nasceu da ideia dos dois amigos ingleses, que alternam mensalmente a responsabilidade de ser o “mestre de quiz”, com o objetivo de conhecer novas pessoas, portuguesas ou britânicas. 

Stan Gainsford e Colin Scarisbrick, naturais de Hampshire e Liverpool, respetivamente, já estão a aprender a falar Português e sentem-se “muito bem integrados na comunidade”. “É uma zona calma e segura, com bom clima, bons costumes e as pessoas recebem-nos muito bem e ajudam no que for preciso”, nota Stan Gainsford. Sobre o porquê da escolha de passar o resto da vida em Portugal, os britânicos são claros: “consegue pensar num sítio melhor para viver?”.

O grupo que participa nos quizzes reside em diversos pontos da região: Alcobaça, Valado dos Frades, Casal Velho e São Martinho do Porto. Todos se sentem bem recebidos em Portugal e a maioria não pensa em voltar ao país de origem.

Cada quiz tem 50 perguntas, escolhidas pelo organizador de cada encontro. “É uma carga de trabalhos”, exclama Stan Gainsford, que admite demorar “entre seis a oito horas” a preparar todas as perguntas. Todos os temas e assuntos podem servir para pergunta. No entanto, o mestre de quiz tenta “não tornar as questões muito difíceis” para que todos “se possam divertir”. 

No fundo, o propósito do quiz é “conhecer novas pessoas e passar um bom bocado” enquanto se “está a ajudar boas causas”. É, portanto, “win win”, como dizem os ingleses.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!