Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Junta de Turquel (também) aberta aos domingos

Data:

Partilhar artigo:

As portas da Junta de Turquel abriram pela primeira vez a um domingo de manhã dias depois de Jorge Honório ter iniciado o mandato. Começou por ser uma experiência mas, agora, todos os domingos de manhã o presidente abre as instalações da Junta para receber e ouvir as pessoas.

As portas da Junta de Turquel abriram pela primeira vez a um domingo de manhã dias depois de Jorge Honório ter iniciado o mandato. Começou por ser uma experiência mas, agora, todos os domingos de manhã o presidente abre as instalações da Junta para receber e ouvir as pessoas.

A ideia surgiu quando percebeu que, além das obrigações e responsabilidade que tinha de continuar a assumir na sua empresa, também a lei não o permitiria estar a tempo inteiro na Junta. Com o apoio da equipa, a iniciativa de abrir a sede ao domingo resulta e “há dias em que a Junta é bastante concorrida”.

Região de Cister - Assine já!

Todos os domingos, entre as 10 e as 13 horas, a Junta de Turquel está aberta e recebe entre seis a 10 pessoas. “As pessoas acabam por ter mais tempo para exprimir o que lhes vai na alma e as necessidades que têm, e nós também temos mais tempo para ouvir, é por isso que isto é bom para todos”, justifica.

Além de prescindir das horas de sono de domingo de manhã, Jorge Honório teve de aprender a conciliar tarefas e “compensar” os quatro filhos e a esposa sempre que estão juntos, seja ao fim do dia ou noutros momentos. Em Turquel, “um meio rural onde toda a gente se conhece”, a população mais idosa continua a ter o hábito de aproveitar o domingo para se deslocar ao centro da vila. “As pessoas vêm à missa, às compras ou ao mercado e o facto de estarmos aqui permite-lhes resolver outros assuntos”, sublinha.

Há fregueses que vão à Junta quase todos os domingos, outros que aparecem para expor uma queixa ou preocupação, e há ainda forasteiros que, por norma, procuram a campa de um familiar ou conhecido. 

O presidente da Junta conta que uma das histórias mais caricatas aconteceu recentemente com uma idosa com mais de 70 anos: “quer a rua dela alcatroada, sabe que é competência da Câmara mas veio à Junta expor o assunto. Ralhou tanto, tanto, tanto… e eu ouvi. Acabámos a falar de livros e histórias da vida dela. Ouvi-a durante mais de uma hora, ficámos amigos, mas a estrada continua por alcatroar”.

Aos domingos de manhã, Jorge Honório conta com a colaboração do secretário, Joaquim Alves, pilar importante para conseguir “apoiar as pessoas e resolver os problemas”. Quando não estão a atender os turquelenses, usam o tempo para “pôr a escrita em dia e planear a ordem de trabalhos da semana”.

E porque “o segredo é a alma do negócio”, o presidente da Junta de Turquel garante que uma das coisas a que a população dá mais valor é a possibilidade de falar sem a presença dos funcionários ou outras pessoas na Junta”. Pequenos gestos que “ajudam as pessoas e cumprem parte da vertente social da Junta”. 

“Há riscos que somos desafiados a correr e, ao longo da vida, vai haver sempre alguém que nos critica, mas no final o que importa é sentirmos que a nossa missão foi cumprida”, afiança Jorge Honório (PSD), que promete continuar a acordar todos os domingos de manhã para abrir as portas de Junta de Turquel, pelo menos até às próximas eleições autárquicas. Depois, o povo decide quem abrirá a porta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Nazaré fecha 2023 com resultado líquido negativo superior a 400 mil euros

O Município da Nazaré fechou o ano de 2023 com um resultado líquido negativo superior a 404 mil...

Filme promocional da Nazaré exibido em voos de longo curso da TAP

O filme promocional “Nazaré: Bigger than Life”, produzido pela Oonify, vai ser visualizado, a partir do mês de...

Ana Bela Isaac é a alma da Biblioteca da Nazaré há 50 anos

Branquinho da Fonseca e José Maria Carvalho Júnior são nomes que se associam à histórica coletividade Biblioteca da...

Nadadores salvadores resgataram duas meninas do mar na praia das Paredes

Duas meninas, com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, foram resgatadas, no passado domingo, na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!