Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Nova igreja inaugurada na Martingança

Data:

Partilhar artigo:

A nova Igreja da Martingança abriu portas à comunidade num dia “comovente” que vai ficar para a história da localidade. 

A nova Igreja da Martingança abriu portas à comunidade num dia “comovente” que vai ficar para a história da localidade.

“Este dia é uma bênção”: foi com estas palavras a serem entoadas que as primeiras pessoas entraram, pela primeira vez, no novo local de culto da comunidade martingancense. António Marto, bispo da Diocése Leiria-Fátima, presidiu à cerimónia de inauguração da Igreja da Martingança.

Região de Cister - Assine Já!

Em grande parte, a construção da Igreja da Martingança deve-se ao “esforço contínuo” de uma comissão que fez das tripas coração e, ao longo de quase uma década, organizou dezenas de eventos e angariou donativos de populares, empresas e instituições. Elsa Sousa, membro da comissão, explica ao REGIÃO DE CISTER que a “fé nunca esmoreceu”, mesmo que a espera tenha desmotivado algumas pessoas. “Tivemos pessoas idosas que nos disseram que receavam não ver a igreja inaugurada e muitas delas viram mesmo”, conta, orgulhosa. 

A obra, que custou cerca de 500 mil euros, está paga quase na totalidade, faltando 25 mil euros que “deverão ficar liquidados até ao final do ano”. É também no final do ano que termina o mandato da comissão e Elsa Sousa espera que mais pessoas se cheguem à frente para continuar o bom trabalho em prol daquela comunidade.

A Igreja da Martingança foi inaugurada quase nove anos depois do início da construção. A espera tornou a cerimónia num momento “especial” para toda a comunidade

A população da Martingança é “muito católica”, e por isso, Valter Ribeiro considera que se trata de uma obra “muito importante” e que “deixou as pessoas muito satisfeitas”. O presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança enalteceu o trabalho da Comissão.

A primeira pedra da Igreja da Martingança foi lançada no dia 31 de agosto de 2008, mas o início dos procedimentos aconteceu ainda antes, quando o padre Adelino Guarda ainda era o pároco da então Junta da Martingança. Já com o padre Virgílio Francisco no comando da paróquia, o projeto ganhou forma e a comissão, criada pelo anterior pároco, pôs mãos à obra para garantir meios para a construção da igreja. Foram realizados dezenas de eventos para angariar fundos e várias instituições contribuíram “generosamente”, como foi o caso do Santuário de Fátima, a antiga Junta da Martingança, a Câmara de Alcobaça e até o Banco Banif, que chegou a ter uma balcão na sede da Junta há alguns anos.

A Igreja da Martingança tem “forma oval” como simbolismo do “princípio da vida”, explicou o padre Virgílio Francisco. “A vida nasce, cresce e renasce”, mas a vida da comunidade católica da Martingança não mais vai ser a mesma depois da inauguração desta igreja.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!