Segunda-feira, Setembro 1, 2025
Segunda-feira, Setembro 1, 2025

Pavilhão da Nazaré acolhe exposição de construções de Lego

Data:

Partilhar artigo:

A exposição “Meo Fun With Bricks” inaugura, este sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Nazaré. A mostra conta com a coleção de João Matos que pretende bater o recorde do Guinness para maior cidade construída por apenas uma pessoa em peças de Lego.

A coleção de João Matos é tão grande que o natural da Lourinhã teve de comprar um camião para transportar as cinco milhões de peças Lego que tem e que ocupam cerca de 600 metros quadrados. O colecionador inaugura, no próximo sábado, uma exposição Meo Fun With Bricks no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré, onde espera quebrar o recorde do Guinness para a maior cidade construída com peças da Lego por apenas uma pessoa.

O trabalho não se afigurou fácil, tanto que João Matos precisou de mais de uma semana para colocar tudo “em ordem” no pavilhão. A cidade do colecionador é tão bem desenhada que um jornalista que a visitou apelidou-a de “cidade perfeita”. “Pena é ser feita em Lego”, ironizou o repórter.

Região de Cister - Assine Já!

Casas, bairros, quintas, zonas industriais e até uma praia. A “mini” cidade, que na verdade é bem grande, tem tudo o que uma verdadeira metrópole pode ambicionar. E é essa a criação que João Matos está a candidatar a um recorde do Guiness.

João Matos começou a colecionar Lego há apenas sete anos, quando idealizou um projeto para construir dinossauros em Lego para assinalar o facto de a Lourinhã, sua terra natal, ser considerada a capital nacional do dinossauro. Daí até colecionar cinco milhões de peças “foi um instante”. O colecionador tem trabalhado de forma continua na construção da cidade e faz aquilo que a comunidade Lego apelida de “My Own Creations” (“As Minhas Próprias Criações”). Por exemplo, o apaixonado por Lego está a tentar incorporar uma recriação das casas coloridas emblemáticas da Costa Nova, em Aveiro, na sua cidade.

A exposição de João Matos tem, também, uma vertente social. O bilhete de entrada tem o custo “simbólico” de três euros para adultos e dois euros para crianças e 25% das receitas da bilheteira reverte para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré. O construtor de cidades de Lego espera receber cerca de cinco mil pessoas no pavilhão gimnodesportivo da Nazaré. Além da cidade construída pelo colecionador que pode atingir os 100 metros quadrados, a exposição conta com recriações de vários monumentos, como é o caso da Torre Eifel, em Paris, e do Taj Mahal, na Índia, e a reconstituição de episódios e cenas da saga cinematográfica Star Wars. Depois da exposição na Nazaré, João Matos está já a preparar-se para levar a cidade para o Meo Arena e a Feira Internacional de Lisboa e o Multiusos de Guimarães, durante os meses de dezembro e janeiro.

Para comemorar a vinda da exposição de Lego para a Nazaré, João Matos pôs mãos à obra, escolheu as melhores peças, e construiu de raiz uma réplica de uma onda gigante da Praia do Norte.

O REGIÃO DE CISTER associa-se à exposição. Apresente a edição desta quinta-feira do semanário e, na compra de duas entradas de adulto, ganhe uma entrada de criança.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!