Quarta-feira, Novembro 13, 2024
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Pavilhão da Nazaré acolhe exposição de construções de Lego

Data:

Partilhar artigo:

A exposição “Meo Fun With Bricks” inaugura, este sábado, no pavilhão gimnodesportivo da Nazaré. A mostra conta com a coleção de João Matos que pretende bater o recorde do Guinness para maior cidade construída por apenas uma pessoa em peças de Lego.

A coleção de João Matos é tão grande que o natural da Lourinhã teve de comprar um camião para transportar as cinco milhões de peças Lego que tem e que ocupam cerca de 600 metros quadrados. O colecionador inaugura, no próximo sábado, uma exposição Meo Fun With Bricks no Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré, onde espera quebrar o recorde do Guinness para a maior cidade construída com peças da Lego por apenas uma pessoa.

O trabalho não se afigurou fácil, tanto que João Matos precisou de mais de uma semana para colocar tudo “em ordem” no pavilhão. A cidade do colecionador é tão bem desenhada que um jornalista que a visitou apelidou-a de “cidade perfeita”. “Pena é ser feita em Lego”, ironizou o repórter.

Região de Cister - Assine Já!

Casas, bairros, quintas, zonas industriais e até uma praia. A “mini” cidade, que na verdade é bem grande, tem tudo o que uma verdadeira metrópole pode ambicionar. E é essa a criação que João Matos está a candidatar a um recorde do Guiness.

João Matos começou a colecionar Lego há apenas sete anos, quando idealizou um projeto para construir dinossauros em Lego para assinalar o facto de a Lourinhã, sua terra natal, ser considerada a capital nacional do dinossauro. Daí até colecionar cinco milhões de peças “foi um instante”. O colecionador tem trabalhado de forma continua na construção da cidade e faz aquilo que a comunidade Lego apelida de “My Own Creations” (“As Minhas Próprias Criações”). Por exemplo, o apaixonado por Lego está a tentar incorporar uma recriação das casas coloridas emblemáticas da Costa Nova, em Aveiro, na sua cidade.

A exposição de João Matos tem, também, uma vertente social. O bilhete de entrada tem o custo “simbólico” de três euros para adultos e dois euros para crianças e 25% das receitas da bilheteira reverte para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré. O construtor de cidades de Lego espera receber cerca de cinco mil pessoas no pavilhão gimnodesportivo da Nazaré. Além da cidade construída pelo colecionador que pode atingir os 100 metros quadrados, a exposição conta com recriações de vários monumentos, como é o caso da Torre Eifel, em Paris, e do Taj Mahal, na Índia, e a reconstituição de episódios e cenas da saga cinematográfica Star Wars. Depois da exposição na Nazaré, João Matos está já a preparar-se para levar a cidade para o Meo Arena e a Feira Internacional de Lisboa e o Multiusos de Guimarães, durante os meses de dezembro e janeiro.

Para comemorar a vinda da exposição de Lego para a Nazaré, João Matos pôs mãos à obra, escolheu as melhores peças, e construiu de raiz uma réplica de uma onda gigante da Praia do Norte.

O REGIÃO DE CISTER associa-se à exposição. Apresente a edição desta quinta-feira do semanário e, na compra de duas entradas de adulto, ganhe uma entrada de criança.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Andebol: Nazarena Ana Carolina Silva faz história no andebol da região

Um momento único na carreira e para escrever na história da região: Ana Carolina Silva (CB La Calzada,...

Que temos nós a ver com isto?

Não pesou a vida da comunidade ou do país, não pesou a relação com o mundo ou com...

Assembleia Municipal da Nazaré aprova nova repartição de encargos do Funicular da Pederneira

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou em sessão extraordinária, a alteração da redistribuição financeira do projeto do funicular...

Livro retrata vida de uma aldeia entre as décadas de 40 e 70

A história de “Uma aldeia portuguesa”, de António Gonçalves, retrata a vida de uma aldeia do centro litoral...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!