O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o palco de um dos episódios do programa “A Cidade na Ponta dos Dedos”, emitido na RTP 1. O programa foi apresentado por Sancha Trindade, que tem ligações familiares a Alcobaça.
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o palco de um dos episódios do programa “A Cidade na Ponta dos Dedos”, emitido na RTP 1. O programa foi apresentado por Sancha Trindade, que tem ligações familiares a Alcobaça.
O episódio, gravado durante a 19.ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorreu no mês de novembro, teve como objetivo mostrar a tradição conventual da região, um dos legados da Ordem de Cister.
Filha de Tarcísio Trindade, presidente da Câmara de Alcobaça entre 1969 e 1974, Sancha Trindade é natural de Lisboa, mas a família está ligada, há décadas, a Alcobaça. Durante o programa gravado no monumento Património Mundial, a apresentadora fez questão de recordar as ligações pessoais que mantinha com a cidade e partilhou um “pormenor curioso”: o seu nome tem origem na história secular do Mosteiro.
O programa contou com a participação de Ana Branco (na fotografia), responsável pelo restaurante António Padeiro, e Vasco Gomes, administrador da empresa que produz o licor de ginja M.S.R..
Licenciada em História da Arte, Sancha Trindade “levou” o blogue “A Cidade na Ponta dos Dedos”, criado em março de 2006, da esfera digital para a grelha de programas da RTP3 em 2015, aquando da renovação da estação de informação estatal. Depois de três anos e meio de emissões na RTP 3 e Económico TV, o programa de televisão com o mesmo nome da plataforma transitou para a grelha da televisão pública, sendo transmitido aos sábados, entre as 11:30 horas e o meio dia, na RTP1.
As viagens via ecrã de televisão contam com a curadoria da fundadora e apresentadora do projeto, que criou a plataforma, depois de ter publicado crónicas e artigos na revista do Expresso, GQ Portugal, GQ Brasil, Condé Nast Traveler e Vanity Fair, entre outras.
O projeto, que nasceu como uma plataforma online com a missão de descobrir novos locais e empreendedores nas cidades portuguesas, já “viajou” um pouco por todo o País com o objetivo de mostrar os “espaços e locais, as tendências e os melhores programas para fazer em Lisboa, no Porto, em Portugal e no Mundo”.