Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Presidente da Junta da Maiorga volta à escola

Data:

Partilhar artigo:

Aos 46 anos Sérgio Rocha voltou à escola. Depois de ter trabalhado em fábricas de cerâmica, de estar emigrado em França, de gerir uma empresa de limpezas há mais de uma década e de ter sido eleito presidente da Junta da Maiorga, voltou a sentar-se numa cadeira da escola. 

Aos 46 anos Sérgio Rocha voltou à escola. Depois de ter trabalhado em fábricas de cerâmica, de estar emigrado em França, de gerir uma empresa de limpezas há mais de uma década e de ter sido eleito presidente da Junta da Maiorga, voltou a sentar-se numa cadeira da escola. 

“As pessoas ficam muito admiradas quando descobrem que só tenho o 6.º ano de escolaridade”, começa por contar ao REGIÃO DE CISTER. Sérgio Rocha deixou a escola aos 11 anos quando terminou o 6.º ano. Voltar à escola tanto tempo depois “não é fácil”, mas o maiorguense tem a motivação e vontade de “aprender mais”. O autarca admite que a nova formação possa ser “útil” para os cargos políticos e profissionais que mantém. No entanto, o empresário defende que decidiu voltar a estudar com “apenas o objetivo de melhoramento pessoal”. 

Região de Cister - Assine Já!

É um dos alunos do Centro Qualifica de Cister, a funcionar desde o presente ano letivo na Escola D. Inês de Castro, de Alcobaça. Ali, muitos alunos, “uns jovens e outros menos jovens”, têm a “oportunidade de voltar a estudar e a adquirir competências que são muito importantes”.

Duas aulas por semana, com duas horas cada. Há vários módulos ao longo do ano que aproveitam a experiência de vida e profissional de cada um dos alunos. “O ritmo não é fácil”, admite.
No final do ano letivo, será submetido a uma avaliação que determinará o grau que vai obter. “Estou confiante para terminar o 9.º e 0 12.º ano”, assegura. E, depois, chega mesmo a ponderar ingressar no ensino superior. “Depois logo se vê mas há sempre hipóteses de não parar por aqui. A educação é muitíssimo importante para qualquer pessoa”, garante.

O Centro Qualifica de Cister funciona no âmbito do Agrupamento de Escolas de Cister e destina-se a pessoas que “que não tenham concluído o ensino secundário ou não tenham certificação profissional e queiram obter formação escolar e qualificação”, explica Anabela Luís, coordenadora do projeto que segue o caminho iniciado há vários anos pelo programa Novas Oportunidades.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!