Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

José Pedrosa assinala meio século de carreira na medicina

Data:

Partilhar artigo:

José Carvalho Pedrosa comemorou, no início do mês de fevereiro, 50 anos desde que está inscrito na Ordem dos Médicos e continua a demonstrar um “espírito de servir” que pautou mais de quatro décadas de vivência em Alcobaça.

José Carvalho Pedrosa é mais conhecido por Dr. Pedrosa e foi o médico de milhares de alcobacenses. No início do mês de fevereiro, comemorou 50 anos desde que está inscrito na Ordem dos Médicos e continua a demonstrar um “espírito de servir” que pautou mais de quatro décadas de vivência em Alcobaça.

É natural do concelho de Pombal, mas já tem “mais anos de Alcobaça do que da terra natal”. Depois de completar o liceu e a licenciatura em Coimbra, o médico trabalhou em Pombal, fez o serviço militar obrigatório em Mafra e foi destacado para a Guiné, onde assistiu a situações “horríveis” que nunca imaginou e “só quem lá esteve é que sabe”. Ainda assim, essas experiências serviram para lhe dar “estaleca” para a carreira de médico que se seguiria, tendo-se estabelecido em São Martinho do Porto antes de vir trabalhar para a cidade e depois de passar dois anos como médico civil em Angola.

Região de Cister - Assine Já!

Em Alcobaça, trabalhou numa época “muito diferente da atual”, em que só havia “uma dezena de médicos para todo o concelho”. A falta de profissionais de saúde obrigavam-no a “passar as noites de um lado para o outro, do Gaio até Alpedriz, e outras partes do concelho”. Mas sempre com brio e vontade de ajudar o próximo.

O médico, de 76 anos, acaba, também, por estar ligado à reabertura da maternidade de Alcobaça, em 1981. Quase por acaso é nomeado para uma comissão instaladora no Hospital de Alcobaça e, em seis meses, consegue criar condições técnicas e de recursos humanos para que os bebés da cidade pudessem “voltar a nascer alcobacenses”.

Nunca se especializou, afirma que a clínica geral é a área da medicina que mais o fascina e acompanhou “muitos dos então 600 nascimentos anuais” na maternidade da cidade.

Depois de uma vida ativa muito preenchida, em que foi fundador do Clube de Natação de Alcobaça e do jornal REGIÃO DE CISTER, presidente do Conselho de Administração da Fundação Maria e Oliveira e do Ginásio, de ser vereador da Câmara de Alcobaça e candidato independente em 2009, José Pedrosa continua a exercer. “Não tanto como dantes e já não é de sol a sol, mas vou continuando a servir as pessoas”, conclui o médico com a humildade que o caracteriza. Sem quaisquer arrependimentos e com cinco filhos e nove netos, o Dr. Pedrosa aproveita a “reforma” para cuidar da casa para receber familiares e amigos e para viajar com a mulher.

Não deve haver muitos alcobacenses que não tenham uma história com este médico. “Para o bem ou para o mal, quase toda a gente me conhece”, conclui.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!