Sábado, Novembro 26, 2022
Sábado, Novembro 26, 2022

Seis freguesias da região na 1.ª prioridade de limpeza de terrenos

Data:

Partilhar artigo:

Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré têm seis freguesias consideradas de 1.ª prioridade do Governo para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais.

Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré têm seis freguesias consideradas de 1.ª prioridade do Governo para a limpeza de terrenos, como prevenção para os incêndios florestais.

As autoridades urgem, assim, que os proprietários das freguesias de Aljubarrota, Benedita, Évora de Alcobaça e Turquel, no concelho de Alcobaça, e as freguesias da Nazaré e de Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, procedam às limpezas dos terrenos florestais até ao próximo dia 15 de março. O concelho de Leiria tem tantas freguesias na lista de 1.ª prioridade como Alcobaça e, no distrito, Porto de Mós é o concelho com mais freguesias em “alerta” para a limpeza.

Região de Cister - Assine já!

Nélio Gomes, responsável pelo gabinete de Proteção Civil do concelho de Alcobaça explica que, neste momento, a Proteção Civil “está a sensibilizar os proprietários para a limpeza voluntária dos terrenos”.

Depois do dia 15 de março começa a “fase de fiscalização”, em parceria com a GNR, para identificar os terrenos por limpar. Os proprietários desses terrenos serão “notificados e será aplicada uma coima”. Se, mesmo assim, os terrenos florestais não forem limpos, o município poderá substituir-se aos proprietários e “executar a limpeza”, que será faturada aos donos dos respetivos terrenos.

“Se todos os proprietários limparem os terrenos até ao final do prazo estamos todos a ganhar: evitam-se as multas, os municípios não têm de gastar dinheiro e em caso de incêndio as florestas estão limpas”, conclui o também comandante dos Bombeiros Voluntários de Pataias.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!