Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Alcobacense deu bálhe a fazer marcha do paleke

Data:

Partilhar artigo:

É paleco, mas conhece o suficiente do Carnaval da Nazaré para saber que pode ir à Guelhim, à fatexa, à Bartidor, à sprum, à Panêre, à Namara e à troncage. O que “naaaaaaa  pode” mesmo é ir à Pierrot e à Paleke. O alcobacense Edgar Ferreira foi o autor da letra e da música da “Marcha do Paleke 2018”, que ganhou a Melhor Marcha dos Prémios Mar-Alto 2018.

É paleco, mas conhece o suficiente do Carnaval da Nazaré para saber que pode ir à Guelhim, à fatexa, à Bartidor, à sprum, à Panêre, à Namara e à troncage. O que “naaaaaaa  pode” mesmo é ir à Pierrot e à Paleke. O alcobacense Edgar Ferreira foi o autor da letra e da música da “Marcha do Paleke 2018”, que ganhou a Melhor Marcha dos Prémios Mar-Alto 2018.

As mais de 60 mil visualizações no Youtube do tema, que pôs nazarenos e palecos a cantar termos e expressões da Praia, revelam bem o furor da marcha. Mas o autor, habituado a criar e a escrever letras para marchas do Carnaval da Nazaré, nunca imaginou o alcance que “uma inspiração às 8 da manhã” podia ter. Acabado de acordar, quando estava em França, lembrou-se de escrever uma marcha, que fosse uma brincadeira entre o Carnaval de Alcobaça e o da Nazaré. “O Hiiiii podes e o naaaa podes começou a soar-me bem e acabei por escrever a letra no telemóvel e pensar que aquilo podia ficar engraçado”, conta o consultor de publicidade ao REGIÃO DE CISTER. Já em Portugal, no estúdio do nazareno Guilherme Azevedo, que deu voz aos coros e fez os arranjos, não demorou mais do que três horas.

Região de Cister - Assine já!

O “Paleke” admite ainda que ficou “agradevelmente surpreendido“ quando percebeu que uma marcha da Nazaré “estava a ser cantada e dançada” fora daquele concelho. “Depois deste sucesso vou fazer com que no futuro esta ligação  entre o Carnaval de Alcobaça e da Nazaré possa ainda dar mais frutos e fazer com que as músicas de Alcobaça podiam ser ouvidas na Nazaré e as da Nazaré cá”.

Com “múseca” e “intrépssss” de “Bartidor” (objeto) e “Guelhim” (pedra), a Marcha do Paleke 2018 esteve em votação online no Blog Carnaval da Nazaré, acabando por ganhar a Melhor Marcha. “É um grande feito um paleco ganhar este prémio numa casa ícone do Carnaval da Nazaré”, nota o alcobacense. E quem disse, afinal, que um paléque naaaaaaa pode ter a Melhor Marcha? Hiiiiiiiii pode, isso é que pode.

Mar Alto atribuiu prémios ao Carnaval da Nazaré

O Círculo Cultural Mar-Alto, mais conhecido por “Mar-Alto” entre os nazarenos, atribuiu os prémios aos vencedores do Carnaval da Nazaré deste ano, que foram votados no Blog Carnaval da Nazaré. Além da Melhor Marcha, foi atribuído às Tenantas o prémio de Melhor Grupo de Sábado Magro e às Maltezas o de Melhor Grupo de Domingo das Bandas Infernais. A Melhor Cegada foi a d’Os Inlieadêrezinhes, enquanto o Melhor Carro Alegórico pertenceu ao Taful. A Melhor Brincadeira foi entregue aos Animados (Matrafonas) e a Melhor Dança ao Mundo VIP. Este ano, pela primeira vez, foram criados os Prémios Carnaval sem Fronteiras, entregues aos Valadêres e ao M8TIX. Na categoria “Grupos Revelação” venceram as Batxcucu e Os Fígades. O Prémio Mil Carnavais Individual foi para Armando Guincho e o Prémio Mil Carnavais Coletivo foi atribuído ao Blog Carnaval da Nazaré. Ainda durante o primeiro “Baile de Todos os Reis”, que decorreu na passada sexta-feira, a Direção do Mar Alto atribuiu um anel a todos os que já foram reis e rainhas do Carnaval da Nazaré, dando livre acesso a todos os bailes do Mar Alto. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!