Quarta-feira, Julho 2, 2025
Quarta-feira, Julho 2, 2025

Alcobaça e Nazaré nos antípodas no pagamento a fornecedores

Data:

Partilhar artigo:

Se a Câmara da Nazaré demora em média 821 dias a pagar aos seus fornecedores, a Câmara de Alcobaça paga a cinco dias. Os dados resultam do relatório é da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), referente ao fecho do ano de 2017 e que demonstra que os dois municípios da região estão nos antípodas no que respeita aos prazos de pagamento de faturas vencidas.

A Nazaré lidera, aliás, a lista das piores pagadoras. O presidente da Câmara não se orgulha de ter o maior prazo médio de pagamento (PMP) de dívida mas lembra que aquele prazo de pagamento resulta das “contas herdadas dos mandatos anteriores” à sua chegada. O socialista Walter Chicharro realça o esforço que está a ser feito e que já conseguiram diminuir o prazo de pagamentos “em mais de um ano”. Efetivamente, a 31 de dezembro de 2016 o PMP da autarquia estava fixado nos 1.233 dias, enquanto que um ano depois o PMP se fica pelos 821 dias. Paços de Ferreira (652 dias de PMP) e Celorico da Beira (455 dias de PMP) completam o pódio pelas piores razões.

Ao invés, Alcobaça é um dos Municípios melhores pagadores, com 5 dias de PMP, enquanto no final de 2016 pagava a 14 dias. No distrito, apenas Leiria (5 dias de PMP) iguala o município gerido por Paulo Inácio, o que “reflete todo um trabalho de reequilíbrio orçamental e financeiro realizado nos últimos anos”, considera o presidente da Câmara de Alcobaça.

Região de Cister - Assine já!
AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!