Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Nazarépic mostra figuras e tradições no Farol

Data:

Partilhar artigo:

Os visitantes do Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, têm a possibilidade de aprender mais sobre Napoleão, D. João IV, D. Sebastião, a onda gigante da Praia do Norte ou até mesmo do submarino afundado no Canhão da Nazaré, com a aplicação digital Nazarépic.

Os visitantes do Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, têm a possibilidade de aprender mais sobre Napoleão, D. João IV, D. Sebastião, a onda gigante da Praia do Norte ou até mesmo do submarino afundado no Canhão da Nazaré, com a aplicação digital Nazarépic.

O projeto resulta de uma parceria entre o Município da Nazaré e a Altice Portugal, através da PT Empresas, para conceber um projeto de realidade aumentada. 

Região de Cister - Assine já!

A Nazarépic, uma solução de realidade que alia surf, paisagem, usos e costumes, história e lendas da vila piscatória para dar a conhecer a “cultura e identidade do concelho”. Para isso, basta descarregar a aplicação (disponível gratuitamente na Google Play e, em breve, na App Store) e apontar a câmara do telemóvel para uma das várias placas espalhadas pelo Forte de São Miguel Arcanjo. E nem Walter Chicharro se “safou”: é uma imagem virtual do presidente da Câmara da Nazaré que tem a missão de dar as boas vindas aos visitantes do farol e aos utilizadores da “app” Nazarépic, explicando o conceito e utilização da plataforma. Através da aplicação também será possível observar a onda gigante da Praia do Norte, pela tela do smartphone em realidade aumentada.

A experiência, que está disponível em vários idiomas, será, a partir de agora, “ainda mais inesquecível”, defende João Sousa. O membro do comité executivo da Altice Portugal congratulou o “arrojo e criatividade” do município da Nazaré. “Quisemos associar a tecnologia a um local de turismo como o Farol da Nazaré, trazer mais informação para os visitantes e que saiam daqui com mais informação sobre a vila e a importância que tem na história da formação de Portugal. 

Segundo dados do Município, o Forte de São Miguel Arcanjo atravessa um bom período no que toca ao número de visitantes. E é nesse momento de “tendência de crescimento” que a autarquia apresenta a aplicação, com o objetivo de “capitalizar o prestígio que a região já tem dentro e fora de portas”. “Tenho certo que esta aplicação atrairá ainda mais gente ao concelho em geral e a este espaço em particular”, refere Walter Chicharro.

“É um privilégio contar com a Altice Portugal como parceiro de referência nesta operação tecnológica essencial para a valorização da Nazaré”, acrescenta o autarca. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!