Ana Pagará foi reconduzida nas funções de diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em regime de substituição.
Ana Pagará foi reconduzida nas funções de diretora do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, em regime de substituição.
Segundo o despacho publicado em Diário da República, a dirigente assume nova comissão de serviço “com efeitos a 23 de março de 2018 e até à designação de novo titular na sequência de procedimento concursal de seleção”.
Técnica superior na Câmara de Mafra, Ana Pagará chegou a Alcobaça em março de 2015, após um processo polémico e que foi alvo de contestação do anterior diretor, o alcobacense Jorge Pereira de Sampaio.
Nos últimos três anos, foi responsável, entre outras medidas destacadas pela tutela, pela elaboração do Plano Diretor do Mosteiro de Alcobaça e pela criação e implementação da estratégia de gestão cultural do Mosteiro de Alcobaça. Foi também com a historiadora à frente do monumento que Alcobaça regressou à Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses.
A primeira comissão de serviço de Ana Pagará ficou marcada pelas polémicas sucessivas com a Paróquia de Alcobaça e que estiveram, de resto, na origem de uma petição pública que solicitava à Direção-Geral do Património Cultural a exoneração da diretora.