O alcobacense António José Henriques foi o escolhido para liderar a recém-criada Associação Nacional de Hemodiálise.
O alcobacense António José Henriques foi o escolhido para liderar a recém-criada Associação Nacional de Hemodiálise.
Sediada em Lisboa e constituída por empresas de hemodiálise de norte a sul do País, a associação pretende “lutar pela melhoria da qualidade de tratamento na hemodiálise e do acesso aos centros ligados à área”, frisou o presidente do Conselho de Admnistração do grupo H Saúde em declarações ao Diário de Leiria.
Além disso, o dirigente defende que deve ser travada uma luta pela “redução dos custos de transportes”, devendo a associação ser “um interlocutor ativo com o Ministério da Saúde”. Para o empresário, há “falta de regulamentação” no setor, acrescentando que “mais de 90% do mercado pertence a três multinacionais estrangeiras a operar em Portugal”.
O Grupo H Saúde inaugurou, em junho, o Centro Médico de Diálise na Benedita, nas instalações da Policlínica da Benedita. O investimento vai servir cerca de uma centena de doentes com insuficiência renal crónica e tem capacidade para 150 utentes. A unidade, que vai criar 30 postos de trabalho diretos, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, deverá abrir ao público no início do próximo mês de setembro. Tendo em conta que as unidades de diálise mais próximas da região se localizam a dezenas de quilómetros, tratava-se de “uma grande necessidade para a população do concelho de Alcobaça e dos concelhos limítrofes”, enfatizou o antigo vereador da Câmara de Alcobaça.