Terça-feira, Setembro 16, 2025
Terça-feira, Setembro 16, 2025

Câmara prevê ligar Nazaré à Pederneira com funicular

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

O funicular é apresentado como uma “medida facilitadora de deslocação pedonal nas áreas de maior declive”, como é o caso da Pederneira. A proposta, que ainda terá de submetida a projeto, está avaliada entre 1,5 a 2 milhões de euros. Sem adiantar pormenores, o presidente da Câmara informou que a gare inferior será instalada perto do novo interface rodoviário, que também consta do PMUS da Nazaré. “Numa lógica ambientalmente sustentável, o funicular será totalmente elétrico, estando em estudo o número de carruagens (uma ou duas) e o número de lugares, que deverá fixar-se entre os 20 e os 25”, acrescentou Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine já!

O plano de intervenções de requalificação urbana, balizadas num orçamento de 30 milhões de euros e financiadas por fundos comunitários, será implementado “de forma coerente e integrada”, até ao horizonte temporal de 2030, “sendo prevista a conclusão de dois terços das ações até 2025”, garantiu Paula Teles, responsável pela Mobilidadept.com, que elaborou o PMUS do concelho.

Criar uma rede de ciclovias com uma extensão superior a 20 quilómetros, implementar um sistema de bike sharing, implementar e promover ações de educação, sensibilização e informação da população residente, criar um novo terminal rodoviário, criar postos de carregamento para veículos elétricos e substituir progressivamente o estacionamento na via pública por parques são algumas das ações transversais a várias temáticas da mobilidade. Ancoradas na estratégia do PMUS estão previstas intervenções de requalificação urbana, como a requalificação das Avenidas do Município e Vieira Guimarães, a requalificação da Praça Sousa Oliveira e das Ruas Sub-vila e Branco Martins e a requalificação dos Largos da Fonte Velha e Misericórdia, que “pretendem constituir salas de estar públicas, para que os residentes vivenciem a vila e o espaço público”. 

“Este é um plano extenso e revolucionário, que já integra investimentos/ações previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e que visa, de forma gradual, ir ao encontro dos novos desafios que se colocam aos municípios na temática da mobilidade urbana”, frisou o chefe do executivo municipal, garantindo “a implementação das respostas apropriadas nas três freguesias do concelho e o respeito pelos habitantes e comerciantes”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Seis jogadoras do Sótão ajudam Seleção Nacional feminina a conquistar título europeu

A Seleção Nacional feminina sagrou-se este domingo, pela primeira vez na história, campeã europeia, num título conquistado com...

Uma fotografia apressada em tempos de férias

Decidimos ir, nas férias deste ano, aos territórios de Bach, a Turíngia e a Saxónia. Acho que fizemos...

REGIÃO DE CISTER inicia debates autárquicos em Porto de Mós

O REGIÃO DE CISTER vai iniciar, na próxima semana, o ciclo de debates autárquicos, que juntará os candidatos...

Juventude tímida na corrida autárquica

Com apenas 24 anos, Diogo Ramalho já fez história como o mais jovem cabeça de lista de sempre...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!