Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

Câmara prevê ligar Nazaré à Pederneira com funicular

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

O funicular é apresentado como uma “medida facilitadora de deslocação pedonal nas áreas de maior declive”, como é o caso da Pederneira. A proposta, que ainda terá de submetida a projeto, está avaliada entre 1,5 a 2 milhões de euros. Sem adiantar pormenores, o presidente da Câmara informou que a gare inferior será instalada perto do novo interface rodoviário, que também consta do PMUS da Nazaré. “Numa lógica ambientalmente sustentável, o funicular será totalmente elétrico, estando em estudo o número de carruagens (uma ou duas) e o número de lugares, que deverá fixar-se entre os 20 e os 25”, acrescentou Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine já!

O plano de intervenções de requalificação urbana, balizadas num orçamento de 30 milhões de euros e financiadas por fundos comunitários, será implementado “de forma coerente e integrada”, até ao horizonte temporal de 2030, “sendo prevista a conclusão de dois terços das ações até 2025”, garantiu Paula Teles, responsável pela Mobilidadept.com, que elaborou o PMUS do concelho.

Criar uma rede de ciclovias com uma extensão superior a 20 quilómetros, implementar um sistema de bike sharing, implementar e promover ações de educação, sensibilização e informação da população residente, criar um novo terminal rodoviário, criar postos de carregamento para veículos elétricos e substituir progressivamente o estacionamento na via pública por parques são algumas das ações transversais a várias temáticas da mobilidade. Ancoradas na estratégia do PMUS estão previstas intervenções de requalificação urbana, como a requalificação das Avenidas do Município e Vieira Guimarães, a requalificação da Praça Sousa Oliveira e das Ruas Sub-vila e Branco Martins e a requalificação dos Largos da Fonte Velha e Misericórdia, que “pretendem constituir salas de estar públicas, para que os residentes vivenciem a vila e o espaço público”. 

“Este é um plano extenso e revolucionário, que já integra investimentos/ações previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e que visa, de forma gradual, ir ao encontro dos novos desafios que se colocam aos municípios na temática da mobilidade urbana”, frisou o chefe do executivo municipal, garantindo “a implementação das respostas apropriadas nas três freguesias do concelho e o respeito pelos habitantes e comerciantes”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!