Sábado, Setembro 24, 2022
Sábado, Setembro 24, 2022

Câmara prevê ligar Nazaré à Pederneira com funicular

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

O funicular é apresentado como uma “medida facilitadora de deslocação pedonal nas áreas de maior declive”, como é o caso da Pederneira. A proposta, que ainda terá de submetida a projeto, está avaliada entre 1,5 a 2 milhões de euros. Sem adiantar pormenores, o presidente da Câmara informou que a gare inferior será instalada perto do novo interface rodoviário, que também consta do PMUS da Nazaré. “Numa lógica ambientalmente sustentável, o funicular será totalmente elétrico, estando em estudo o número de carruagens (uma ou duas) e o número de lugares, que deverá fixar-se entre os 20 e os 25”, acrescentou Walter Chicharro.

O plano de intervenções de requalificação urbana, balizadas num orçamento de 30 milhões de euros e financiadas por fundos comunitários, será implementado “de forma coerente e integrada”, até ao horizonte temporal de 2030, “sendo prevista a conclusão de dois terços das ações até 2025”, garantiu Paula Teles, responsável pela Mobilidadept.com, que elaborou o PMUS do concelho.

Criar uma rede de ciclovias com uma extensão superior a 20 quilómetros, implementar um sistema de bike sharing, implementar e promover ações de educação, sensibilização e informação da população residente, criar um novo terminal rodoviário, criar postos de carregamento para veículos elétricos e substituir progressivamente o estacionamento na via pública por parques são algumas das ações transversais a várias temáticas da mobilidade. Ancoradas na estratégia do PMUS estão previstas intervenções de requalificação urbana, como a requalificação das Avenidas do Município e Vieira Guimarães, a requalificação da Praça Sousa Oliveira e das Ruas Sub-vila e Branco Martins e a requalificação dos Largos da Fonte Velha e Misericórdia, que “pretendem constituir salas de estar públicas, para que os residentes vivenciem a vila e o espaço público”. 

“Este é um plano extenso e revolucionário, que já integra investimentos/ações previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e que visa, de forma gradual, ir ao encontro dos novos desafios que se colocam aos municípios na temática da mobilidade urbana”, frisou o chefe do executivo municipal, garantindo “a implementação das respostas apropriadas nas três freguesias do concelho e o respeito pelos habitantes e comerciantes”.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contrataçãode oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Atletismo: Nazareno Victor Zabumba eleito treinador do ano

Victor Zabumba foi eleito o treinador do Ano 2022, na disciplina de velocidade e barreiras, pela Associação De...

Corpo deu à costa na Praia de Vale Furado

O corpo de um homem, já cadáver, deu à costa na manhã desta quinta-feira, na Praia de Vale...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!