Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Câmara prevê ligar Nazaré à Pederneira com funicular

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

A Câmara da Nazaré abre o caminho para a construção de um funicular que permitirá ligar a Pederneira à vila. A proposta é uma das medidas integradas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Nazaré.

O funicular é apresentado como uma “medida facilitadora de deslocação pedonal nas áreas de maior declive”, como é o caso da Pederneira. A proposta, que ainda terá de submetida a projeto, está avaliada entre 1,5 a 2 milhões de euros. Sem adiantar pormenores, o presidente da Câmara informou que a gare inferior será instalada perto do novo interface rodoviário, que também consta do PMUS da Nazaré. “Numa lógica ambientalmente sustentável, o funicular será totalmente elétrico, estando em estudo o número de carruagens (uma ou duas) e o número de lugares, que deverá fixar-se entre os 20 e os 25”, acrescentou Walter Chicharro.

Região de Cister - Assine já!

O plano de intervenções de requalificação urbana, balizadas num orçamento de 30 milhões de euros e financiadas por fundos comunitários, será implementado “de forma coerente e integrada”, até ao horizonte temporal de 2030, “sendo prevista a conclusão de dois terços das ações até 2025”, garantiu Paula Teles, responsável pela Mobilidadept.com, que elaborou o PMUS do concelho.

Criar uma rede de ciclovias com uma extensão superior a 20 quilómetros, implementar um sistema de bike sharing, implementar e promover ações de educação, sensibilização e informação da população residente, criar um novo terminal rodoviário, criar postos de carregamento para veículos elétricos e substituir progressivamente o estacionamento na via pública por parques são algumas das ações transversais a várias temáticas da mobilidade. Ancoradas na estratégia do PMUS estão previstas intervenções de requalificação urbana, como a requalificação das Avenidas do Município e Vieira Guimarães, a requalificação da Praça Sousa Oliveira e das Ruas Sub-vila e Branco Martins e a requalificação dos Largos da Fonte Velha e Misericórdia, que “pretendem constituir salas de estar públicas, para que os residentes vivenciem a vila e o espaço público”. 

“Este é um plano extenso e revolucionário, que já integra investimentos/ações previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e que visa, de forma gradual, ir ao encontro dos novos desafios que se colocam aos municípios na temática da mobilidade urbana”, frisou o chefe do executivo municipal, garantindo “a implementação das respostas apropriadas nas três freguesias do concelho e o respeito pelos habitantes e comerciantes”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!