Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Estrela da Manhã celebra 40 anos de tradição e segredos

Data:

Partilhar artigo:

Antes de Alcobaça ser considerada uma das cidades mais “doces” do País existiam apenas duas pastelarias na cidade. A Pastelaria Estrela da Manhã, que celebrou 40 anos de atividade, é uma delas. 

Antes de Alcobaça ser considerada uma das cidades mais “doces” do País existiam apenas duas pastelarias na cidade. A Pastelaria Estrela da Manhã, que celebrou 40 anos de atividade, é uma delas. 

Passados todos estes anos, o segredo continua o mesmo: “o bolo igual ao da mãe”. Os desafios são muitos e o futuro é bastante incerto, mas os irmãos João Miguel e Maria Margarida Fã estão dispostos a oferecer diariamente um sorriso ao cliente até ao estabelecimento fechar portas. 

Região de Cister - Assine Já!

Fundada em 1979 por José Manuel e Maria da Conceição, pais dos atuais proprietários, a “pastelaria do mercado”, como é conhecida por muitos alcobacenses, começou por ser um simples café. “Foi difícil abrir o espaço, porque na época a legislação dificultava muito o processo, mas os meus pais foram perseverantes e conseguiram criar o projeto”, recorda João Miguel Fã. 

Após a morte da mãe, em 1992, os irmãos foram confrontados com a decisão de assumir a gestão do negócio, algo que até à data não fazia parte dos planos. “Nunca pensámos verdadeiramente no momento em que o negócio seria nossa responsabilidade. Vínhamos ajudar, mas nunca de forma tão regular como passaria a ser após a morte da nossa mãe”, declara Maria Margarida Fã ao REGIÃO DE CISTER. 

“O certo é que nem tudo corre como planeado na vida e decidimos, então, tomar as rédeas do negócio”, acrescenta o irmão. 

Em 1993, os bolos vendidos esporadicamente pela mãe dos proprietários passaram a ser presença assídua no estabelecimento e começaram a angariar clientes que ainda hoje frequentam o espaço. O bolo caseiro é, sem dúvida, a alma deste negócio. “Aquele bolinho que recorda a mãe ou a avó é o que traz o cliente diariamente à nossa pastelaria”, afirma o proprietário. “É engraçado que temos clientes que não têm tempo para fazer um bolo para apresentar numa festa e recorrem a nós para levar um bolo mais caseirinho”, acrescenta com humor a proprietária. 

O bolo de chocolate é a estrela da casa, mas a tarte de amêndoa tem angariado fãs. As receitas já têm quatro décadas e todos os dias são consultadas “nos velhos e já frágeis blocos de notas” da D. Maria Conceição. 

O futuro da Estrela da Manhã ainda é incerto, pois os filhos dos proprietários não têm a ambição de abdicar das carreiras, que estão a construir, para gerir o negócio da família. Contudo, os manos Fã estão dispostos a trabalhar na pastelaria até à reforma e, quem sabe, até depois. “Alcobaça sempre foi a nossa terra e este estabelecimento o nosso ganha-pão. É desgastante e muitas vezes não tivemos a capacidade de estar ao lado dos nossos filhos nas idades em que mais precisavam, mas é tão bom encontrar o cliente-amigo todos os dias”, afirmam os proprietários de uma casa com história e futuro. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!