Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023

Nazareno distinguido com menção honrosa na Alemanha

Data:

Partilhar artigo:

A “Caustic Lamp”, criada pelo designer nazareno Mário Freire, em colaboração com a Digitalab, foi galardoada com uma menção honrosa de excelência no “German Design Award”, que decorreu na passada sexta-feira, em Frankfurt, na Alemanha. 

A “Caustic Lamp”, criada pelo designer nazareno Mário Freire, em colaboração com a Digitalab, foi galardoada com uma menção honrosa de excelência no “German Design Award”, que decorreu na passada sexta-feira, em Frankfurt, na Alemanha. 

Mário Freire levou a concurso uma lâmpada criada para uma marca de design contemporâneo de mobiliário, iluminação e acessórios, INPPUT, do Grupo SOCEM, sediado na Martingança. O objeto foi descrito pelo júri como “uma magnífica luminária que combina de forma emocionante a arte e o design”. 

Região de Cister - Assine já!

Para o nazareno, o prémio vem confirmar “a qualidade e o fator diferenciador face a artigos semelhantes”. “A Caustic Lamp é um excelente exemplo da filosofia da marca. É uma abordagem hight-tech/low-tech, onde as práticas de artesãos são misturadas com processos tecnológicos.”, descreveu o designer ao REGIÃO DE CISTER. ”O projeto é o resultado da simbiose entre o incrível mundo das cáusticas (raios de luz refletidos ou refratados por uma curva, superfície ou objeto) e o design generativo. Foram combinados algoritmos computacionais com o processo artesanal do vidro para gerar uma nova marca estética, onde a luz desempenha um papel fundamental”, acrescenta.

As peças foram “delicadamente” trabalhadas por mestres vidreiros da Marinha Grande, que tiveram a responsabilidade de moldar o vidro de acordo com a nova estética. Para o designer, “mais do que apenas um objeto de design, a lâmpada é uma experiência de iluminação”. 

Ganhar um “German Design Award” é, para Mário Freire, “um grande orgulho e fruto de muita dedicação ao longo de vários anos”. O designer acredita que a vitória “coletiva” apenas foi possível graças ao apoio de Luís Febra, proprietário do grupo SOCEM, Carlos Novo, coproprietário do grupo empresarial de moldes, e João Luís, diretor técnico da SOCEM. O agradecimento alarga-se ainda à Digitalab, “pelo contributo criativo”, e à Crisbase. O designer dedicou o prémio à família e amigos que sempre “foram um apoio”. Esta é a primeira vez que a marca INPPUT, criada apenas há quatro meses, venceu um prémio, mas a ambição é tornar o acontecimento numa “tradição” e mostrar o que de melhor se faz na empresa sediada na Martingança. A “Caustic Lamp” pode ser adquirida pelo preço de 450 euros. 

Também a empresa Bordallo Pinheiro foi distinguida com uma menção honrosa de “Excelência de Design Comunicativo da Embalagem” com o novo produto “Sardinhas feitas por ti”. De acordo com o júri, a embalagem do novo artigo, que desafia o público a decorar a própria sardinha, é “um conjunto original que evoca a aparência clássica das conservas de peixe de Portugal e que deixa brilhar a aliciante e envolvente luz da porcelana”.  

 

AD Footer

Três em um

Artigos Relacionados

Três em um

#1 JANTAR DE AMIGOS Atualmente um jantar de amigos é algo que me põe nervoso. Há tanta coisa em questão...

José Inácio é o rosto do café que é “capital da imperial”

Corria o ano de 1968 quando José Inácio decidiu investir num estabelecimento no Silval. O nome dado ao...

Coleção de cerâmica projeta voz de Sónia Tavares

Uma peça de cerâmica pode ter várias formas, tamanhos e cores. E se lhe dissermos que também pode...

Associação de Monte de Bois tem um presidente… “ator”

É natural de Setúbal, mas ainda não tinha 1 ano de idade quando se mudou para o concelho...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!