Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Nazareno distinguido com menção honrosa na Alemanha

Data:

Partilhar artigo:

A “Caustic Lamp”, criada pelo designer nazareno Mário Freire, em colaboração com a Digitalab, foi galardoada com uma menção honrosa de excelência no “German Design Award”, que decorreu na passada sexta-feira, em Frankfurt, na Alemanha. 

A “Caustic Lamp”, criada pelo designer nazareno Mário Freire, em colaboração com a Digitalab, foi galardoada com uma menção honrosa de excelência no “German Design Award”, que decorreu na passada sexta-feira, em Frankfurt, na Alemanha. 

Mário Freire levou a concurso uma lâmpada criada para uma marca de design contemporâneo de mobiliário, iluminação e acessórios, INPPUT, do Grupo SOCEM, sediado na Martingança. O objeto foi descrito pelo júri como “uma magnífica luminária que combina de forma emocionante a arte e o design”. 

Para o nazareno, o prémio vem confirmar “a qualidade e o fator diferenciador face a artigos semelhantes”. “A Caustic Lamp é um excelente exemplo da filosofia da marca. É uma abordagem hight-tech/low-tech, onde as práticas de artesãos são misturadas com processos tecnológicos.”, descreveu o designer ao REGIÃO DE CISTER. ”O projeto é o resultado da simbiose entre o incrível mundo das cáusticas (raios de luz refletidos ou refratados por uma curva, superfície ou objeto) e o design generativo. Foram combinados algoritmos computacionais com o processo artesanal do vidro para gerar uma nova marca estética, onde a luz desempenha um papel fundamental”, acrescenta.

As peças foram “delicadamente” trabalhadas por mestres vidreiros da Marinha Grande, que tiveram a responsabilidade de moldar o vidro de acordo com a nova estética. Para o designer, “mais do que apenas um objeto de design, a lâmpada é uma experiência de iluminação”. 

Ganhar um “German Design Award” é, para Mário Freire, “um grande orgulho e fruto de muita dedicação ao longo de vários anos”. O designer acredita que a vitória “coletiva” apenas foi possível graças ao apoio de Luís Febra, proprietário do grupo SOCEM, Carlos Novo, coproprietário do grupo empresarial de moldes, e João Luís, diretor técnico da SOCEM. O agradecimento alarga-se ainda à Digitalab, “pelo contributo criativo”, e à Crisbase. O designer dedicou o prémio à família e amigos que sempre “foram um apoio”. Esta é a primeira vez que a marca INPPUT, criada apenas há quatro meses, venceu um prémio, mas a ambição é tornar o acontecimento numa “tradição” e mostrar o que de melhor se faz na empresa sediada na Martingança. A “Caustic Lamp” pode ser adquirida pelo preço de 450 euros. 

Também a empresa Bordallo Pinheiro foi distinguida com uma menção honrosa de “Excelência de Design Comunicativo da Embalagem” com o novo produto “Sardinhas feitas por ti”. De acordo com o júri, a embalagem do novo artigo, que desafia o público a decorar a própria sardinha, é “um conjunto original que evoca a aparência clássica das conservas de peixe de Portugal e que deixa brilhar a aliciante e envolvente luz da porcelana”.  

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!