Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Maçã de Alcobaça e Pera Rocha chegam à Índia pela Especial Frutas

Data:

Partilhar artigo:

A Maçã de Alcobaça e a Pera Rocha do Oeste chegaram, pela primeira vez, à Índia através da Especial Frutas. A empresa de comércio de frutas e produtos hortícolas, sediada em Vale de Maceira (Alfeizerão), enviou um contentor com 2,5 toneladas de Pera Rocha e 19 toneladas de maçã Royal Gala, prevendo que as relações comerciais com aquele destino asiático se solidifiquem.

A Maçã de Alcobaça e a Pera Rocha do Oeste chegaram, pela primeira vez, à Índia através da Especial Frutas. A empresa de comércio de frutas e produtos hortícolas, sediada em Vale de Maceira (Alfeizerão), enviou um contentor com 2,5 toneladas de Pera Rocha e 19 toneladas de maçã Royal Gala, prevendo que as relações comerciais com aquele destino asiático se solidifiquem.

“A Índia é um país super interessante para o setor das frutas e legumes, tendo em conta que é o segundo mais populoso do mundo“, adiantou José Coito, um dos dois sócios-gerentes da Especial Frutas. “Trata-se de um caso experimental e de uma oportunidade de negócio que vai ao encontro da nossa estratégia comercial”, acrescentou o responsável ao REGIÃO DE CISTER. 

Região de Cister - Assine já!

O contentor da Especial Frutas chegou à Índia na passada sexta-feira, concluindo assim uma jornada de 41 dias. “Foi uma luta difícil, mas para já ganha, graças ao nosso empenho e trabalho, acreditando nós que este contentor pode ser uma gota no oceano”, sublinhou o empresário, natural do Vimeiro.

A exportação foi feita por via marítima, tendo como destino uma grande superfície comercial. “Ainda está tudo muito cru, mas foi feito para tudo correr bem e vamos aguardar o feedback da cadeia de distribuição para ver se conseguimos dar continuidade ao negócio”, acrescentou José Coito, que gere o negócio com o irmão, Rui Coito.

O mercado da Índia está aberto para exportação aos produtores de pera e maçã desde outubro do ano passado, tendo a Especial Frutas sido a primeira empresa nacional a exportar para este destino. Facto que, segundo a revista Fruta & Legumes, valeu a congrutalação do ministro da Agricultura à empresa do concelho de Alcobaça durante um jantar empresarial, que decorreu no âmbito da Fruit Logistica, em Berlim. Um estudo recente, divulgado no maior certame do setor, onde a Especial Frutas marcou presença, aponta para que, em 2030, a China, a Índia e a Indonésia representem 56% do consumo mundial de frutas e legumes.  

A Especial Frutas exporta 35% da sua produção para dois continentes, com mais incidência para países como o Brasil, Dubai, Arábia Saudita, Olmã, Panamá e Colômbia. “A previsão para o próximo ano é aumentar o volume de exportação em cerca de 10% com a conquista de novos mercados, que sejam estratégicos e onde haja menos concorrência”, nota José Coito.

Com esse crescimento, a empresa, que emprega 32 funcionários, prevê ainda aumentar a capacidade de frio para mais 25%, sendo que atualmente é de 5 mil toneladas. “Ainda é um projeto, mas a breve prazo a intenção é avançar com a obra”, adianta o empresário. A Especial Frutas comercializa frutas (90%), especialmente peras e maçãs, e hortícolas (10%), sendo uma das maiores empresas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. 
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!