Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

“Marias” saíram à rua no Dia Internacional da Mulher

Data:

Partilhar artigo:

O Teatro da Transformação reuniu, esta manhã, cerca de 40 “Marias” na iniciativa de celebração do Dia Internacional da Mulher. A atividade, que juntou figuras femininas e masculinas, homenageou todas as vítimas de violência doméstica assassinadas no presente ano

O Teatro da Transformação reuniu, esta manhã, cerca de 40 “Marias” para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A atividade, que juntou figuras femininas e masculinas, homenageou todas as vítimas de violência doméstica assassinadas no presente ano.

O grupo percorreu as ruas da cidade, entre o rossio e o tribunal, ecoando palavras de ordem para todas as “Marias” do País. “Fala, não te cales” e “Até quando, Maria?” foram alguns dos alertas deixados na caminhada performativa, que terminou com a identificação das 13 mulheres mortas em Portugal desde o início deste ano.

Região de Cister - Assine já!

“A pertinência deste projeto fala por si. Portugal é o quarto País mais seguro do mundo, mas em termos de estatísticas de violência doméstica, estamos quase no topo da lista”, revelou Telma Henriques, membro da organização. “Esta iniciativa é um alerta de que não podemos tolerar episódios de violência no local onde devíamos estar seguras, no nosso lar”, acrescenta. 

Durante a tarde, o Teatro da Transformação tem agendados, pela cidade de Alcobaça, vários momentos de leitura e interpretação, no âmbito do projeto “Mulheres nascida de um nome”, que tem por objetivo “sensibilizar a comunidade para os direitos das mulheres e para a eliminação de todas as formas de discriminação”. 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!