Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Joaquim Alfredo gere um “Ali Babá” no centro da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os estrangeiros que entram na Stella Reparações, em plena Sub-vila, costumam ficar surpreendidos com a variedade de produtos que estão à venda na loja que Joaquim Alfredo abriu há já 42 anos na Nazaré. 

Os estrangeiros que entram na Stella Reparações, em plena Sub-vila, costumam ficar surpreendidos com a variedade de produtos que estão à venda na loja que Joaquim Alfredo abriu há já 42 anos na Nazaré. E, é por isso, que alguns se referem ao espaço como um verdadeiro “Ali Babá”. O comerciante começou o negócio com os materiais elétricos e os pequenos eletrodomésticos, mas hoje em dia tornou-se num verdadeiro bazar de relíquias elétricas e “miudezas”.

“Era eletricista e sempre gostei de trabalhar com material elétrico“, conta o nazareno, que após ter estado emigrado em França durante oito anos regressou a casa. “A dúvida era se vinha para levar a minha filha para lá ou se ficava cá com ela”, recorda. Acabou por surgir “a oportunidade” de ficar com o espaço, onde funcionava a pastelaria Batel, antes de se instalar na Praça Sousa Oliveira, e que pertencia ao Stella Maris (daí a designação de Stella Reparações).

Região de Cister - Assine Já!

“O meu maior prazer sempre foi desenrascar as pessoas, que chegam aflitas porque não encontram o que precisam em lado nenhum”, confessa Joaquim Alfredo, que inicialmente se dedicou às reparações elétricas, chegando a deslocar-se a casa dos clientes. Com o tempo, e as grandes concorrentes das grandes superfícies comerciais e das lojas chinesas, o comerciante acabou por ir ficando atrás do balcão. E o facto é que há clientes que chegam de todo o lado com um argumento imbatível: “Disseram-me que só aqui é que conseguia arranjar isto”. E não estão, de todo, errados, pois Joaquim Alfredo guarda material elétrico que já não se encontra facilmente. Os turistas batem-lhe muita vez à porta, especialmente os ingleses, que agradecem os adaptadores de tomadas elétricas. 

Ali há de tudo um pouco: relógios de parede, rádios, candeeiros, lanternas, pilhas, guitarras com o emblema do Benfica e do Sporting, bolas de futebol e até gás para o campismo. As chaves são o seu mais recente negócio. “Aos fins de semana as lojas de ferragens fecham e muitos turistas começaram a vir aqui aos domingos perguntar-me se não fazia cópias de chaves porque muitas vezes perdia-se na praia”, conta o comerciante.

O “Ali Babá” de Joaquim Alfredo é também uma ode à sua paixão pelo desporto: entre os produtos para vender também consta uma fotografia de um torneio dos Nazarenos de 1959 e outra de uma equipa de futebol em França de 1969, penduradas na parede. A Stella Reparações chegou a patrocinar equipas de futebol de salão e o próprio… Joaquim Alfredo nas corridas que participou. Mas há também fotografias dos filhos, a rádio Nazaré a tocar e a televisão pronta para qualquer eventualidade. Sobre o futuro, o nazareno gostava de acabar como começou: “com um alicate no bolso de trás das calças a ajudar as pessoas nas biscates”. Até lá, vai treinando para voltar a fazer a Meia-Maratona da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!